Uma das prioridades do Governo Miguel Coelho, zona rural de Petrolina ganha série de ações em 2019

1
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Os investimentos da Prefeitura de Petrolina não se restringiram apenas à área urbana.  Diversas ações do município também chegaram às famílias do campo através dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA). Aproximadamente mil quilômetros de estradas vicinais receberam as patrulhas de patrolamento e operação emergencial Tapa-buracos, que aumentaram a segurança e mobilidade, principalmente, em trechos de rota de transporte escolar.

A população da área rural também teve acesso a melhorias nos sistemas de distribuição de água por meio de instalação e requalificação de adutoras e reservatórios em Mudubim, Tapera, Núcleo 3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, além da perfuração de mais de 300 poços na região de sequeiro. Destaque também para os mutirões de limpeza de áreas públicas em vilas e povoados, a exemplo do N-1, N-3, N-4, N-5, N-11, C-1, R-4 e comunidades de Serrote do Urubu e Pedrinhas.

A prefeitura também consolidou parcerias exitosas, como as mantidas junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tornou Petrolina a primeira cidade do Nordeste a instalar poço público movido a energia solar, utilizando assim uma tecnologia limpa e muito mais sustentável. Também com a Codevasf houve a pasta distribuiu mais de 270 mil alevinos das espécies piau, pacamã, tambaqui e curimatã em diversas comunidades como Pau Ferro, Rajada, Cristália, Simpatia, Baixa Alegre, Caititu, Atalho, Uruás, Cruz de Salinas e Satisfeito.

A Secretaria ainda incrementou mais de R$ 2 milhões para a agricultura familiar e inseriu a galinha caipira na merenda escolar, além de facilitar o acesso à água em regiões de sequeiro, tirando várias famílias da lista dos carros-pipas.

Assentamentos

Outra importante ação conjunta desenvolvida entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é a assistência técnica prestada a 28 assentamentos, graças ao convênio pioneiro no Estado firmado em Petrolina. Mais de 270 projetos elaborados e cadastrados, que possibilitaram aos assentados a liberação de linhas de créditos a R$ 5 mil cada, sendo das modalidades: Fomento Mulher, Semiárido individual e Semiárido coletivo. Os valores são creditados nas contas bancárias dos agricultores.

O ano de 2019 foi de grandes conquistas para a zona rural de Petrolina. As ações irão continuar, o prefeito Miguel Coelho tem um compromisso sério com o desenvolvimento da zona rural de Petrolina”, ressaltou o secretário Simão Durando.

1 COMENTÁRIO

  1. É NO INTERIOR ELE TEM QUE MOSTRAR SERVIÇO POIS AS ESTRADA ESTÃO PRECARIA E EM RAJADA O MAIOR DISTRITO DE PETROLINA FALTA MUITA COISA TEM QUE ACERTAR O PASSO NO INTERIOR SE NÃO OS VEREADORES DO INTERIOR SERÃO PREJUDICADOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome