TRE-PE inicia preparação das urnas eletrônicas para 2º turno estadual

por Carlos Britto // 19 de outubro de 2022 às 08:30

Foto: TRE-PE/reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia o processo de preparação das urnas para o segundo turno nesta quarta-feira (18). A ação começou às 8h, na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas, no bairro do Bongi, no Recife. O processo será aberto ao público e acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça e representantes do TCU. A cerimônia destinada à preparação das urnas, em todas as regiões do Estado, pode ser conferida no link.

O trabalho acontece simultaneamente, seguindo o calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e as Forças Armadas.

No procedimento para o segundo turno, os técnicos inseminam nas urnas os dados contidos nas mídias de resultado, que são sincronizados com as informações já presentes nas urnas (inseridas no 1º turno), incluindo os dados dos candidatos a presidente da república e governadoras que disputarão o segundo turno em Pernambuco.

Em seguida, cada equipamento é testado para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e sessão eleitoral)

Após a lacração, as urnas não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação. Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, eventuais representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público. Durante a preparação, entidades fiscalizadoras podem realizar auditoria em amostra de 3% a 6% das urnas eletrônicas, para verificar se os dados do processo eleitoral estão corretos.

Equipe

Em Pernambuco, são 557 técnicos de urnas responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral. A equipe do tribunal estará encarregada de garantir a segurança e transparência das urnas eletrônicas, assim como ajudar no procedimento geral.

TRE-PE inicia preparação das urnas eletrônicas para 2º turno estadual

  1. ricardinho disse:

    Eita, estão adulterando as urnas pra beneficiar determinado candidato!!! kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.