‘Transforma Petrolina’ lança campanha por doações de sangue

por Carlos Britto // 25 de março de 2020 às 19:29

Foto: Superintendência de Comunicação/SES-PE

Assim como ocorreu no carnaval, o Hemope de Petrolina sofreu uma grande baixa nos estoques de sangue. Agora o fato se repete devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por este motivo, o ‘Transforma Petrolina’ lançou uma nova campanha de doação de sangue (assim como foi feita durante a Folia de Momo) com o objetivo de conscientizar as pessoas para que continuem doando sangue nesse momento de crise na saúde pública.

Segundo a primeira-dama Lara Secchi Coelho, coordenadora do programa, “é preciso lembrar que as outras doenças continuam existindo e que a demanda de sangue no sistema de saúde só deve aumentar“. Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros.

Para isso, a higienização vem sendo reforçada, fazendo o uso constante do álcool em gel para desinfetar o ambiente, além do uso contínuo dos equipamentos de segurança necessários, inclusive máscaras, por parte dos funcionários.

Os voluntários podem comparecer ao Hemope, que fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/nº, Centro, das 7h30 ao meio dia. Para evitar aglomerações e risco de contágio, é preferível que as pessoas façam o agendamento através do telefone (87) 3866-6601.

Requisitos

Para ser um doador é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

– Ter idade entre 16 e 69 anos;

– Peso mínimo de 50 kg;

– Bom estado de saúde;

– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;

– Além disso, critérios adicionais de triagem clínica também estão sendo adotados devido a pandemia do coronavírus.

Vale destacar que quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação do sangue não pode doar. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, também fica impossibilitada temporariamente de ser doadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…