Tiziu fala em “união de forças”, promete reestruturar Sobradinho e detona Luiz Vicente: “Quem votou nele, agora reprova”

1

TIZIU

O candidato a prefeito de Sobradinho, no norte da Bahia, Ademilson Rocha, mais conhecido como “Tiziu” (PT), concedeu entrevista a este Blog e falou sobre suas propostas para a ‘Terra da Barragem’, além de não poupar críticas à administração do atual prefeito Luiz Vicente Berti (PSD). Tiziu, que nasceu na comunidade de Poço de Juá, zona rural de Sobradinho, explicou que seu nome foi escolhido para concorrer ao pleito por ter sido o mais bem avaliado entre o grupo de oposição.

Não é a candidatura de Tiziu, é a candidatura de um grupo político, é uma identidade com o povo de Sobradinho. Eu vi sobradinho crescer, vi ser emancipada, acompanhei toda a trajetória política do município. E, neste momento, numa união de forças, envolvendo dois ex-prefeitos: Genilson Silva e Gilberto de Balbino, entendemos que nosso nome é o mais avaliado para ficar à frente de Sobradinho nos próximos anos. Porque quem está lá já prometeu. Prometeu e não fez, e o povo quer mudança”, comentou o candidato.

De acordo com Tiziu, o setor de saúde em Sobradinho está ”abandonado”. “A situação da saúde em Sobradinho é um verdadeiro descaso, um abandono. Os números mostram que até quem vota com o prefeito, reprova a política do município. Ele prometeu reabrir o hospital nos primeiros meses de mandato, mas até agora a unidade está fechada. Hoje, você não pode dizer que os cidadãos nascem sobradinhenses, pois as crianças nascem em Juazeiro ou Petrolina, porque lá em Sobradinho não tem maternidade. Faltam medicamentos, falta estrutura no PSF (Posto de Saúde da Família). Estamos discutindo qual a política de saúde que necessitamos. Precisamos reabrir o hospital de Sobradinho e construir postos de saúde na zona rural. Enfim, reestruturar toda a política de saúde do município, para que todas as áreas funcionem.”

Com relação ao setor educacional, Tiziu disse que, até o momento, a atual administração “não deixou marcas”. “Eu acredito que todo processo só dá certo se tiver um processo forte de educação por trás. A atual gestão não tem marcas. Vai sair e não vai deixar marcas. Precisamos pensar em todo o processo da educação formal e informal. Não tem Universidade Federal, não tema distância, não tem curso técnico. Eu, mesmo sendo adversário político, até ajudei ele [Luiz Vicente] a tentar viabilizar a ida da Universidade Federal para lá, mas ele não teve articulação política. Então, as pessoas de Sobradinho têm que sair para estudar em Juazeiro e Petrolina. Claro que não é responsabilidade do município, mas o município tem o papel fundamental de articular. A educação o município precisa ser contextualizada, de acordo com a realidade da cidade. Vamos adequar o currículo escolar nessa direção, reformar salas de aula e climatizá-las, criando um ambiente mais prazeroso dentro das nossas escolas. Também amos investir fortemente no processo de formação dos professores, com melhores salários e melhores condições de trabalho”, prometeu.

Sobre as questões que envolvem infraestrutura e saneamento básico, Tiziu também não poupou críticas. Ele garantiu que, caso seja eleito, resolverá a situação. “Vamos fazer 100% do saneamento básico do município e implantar uma política intensiva de calçamento da cidade. Se a gente não conseguir em quatro anos, vamos encaminhar boa parte”, disse.

Turismo

Ele ainda falou de emprego e renda, atração de investimentos e turismo. “Vamos trabalhar com uma política de atrair investimento da iniciativa privada. Sobradinho tem condições de atrair investidores. A cidade é conhecida a nível estadual, nacional e até internacional. A cidade tem um grande potencial turístico, mas não é explorado. Vamos colocar em prática um projeto de desenvolvimento para que os investidores se sintam motivados a investirem lá. A gente quer criar um guia cultural de Sobradinho, para que o turismo aumente. Temos o Lago, energias renováveis, pinturas rupestres, animais que só têm naquela região. Queremos ser referência nisso, até porque isso se faz com muito pouco, só precisa de gente comprometida com o desenvolvimento da cidade.

O candidato ainda comentou sobre segurança pública, políticas públicas para os jovens e meio ambiente. “Vamos dar todo o apoio para as polícias, apesar de ser mais responsabilidade do governo do estado. Precisamos criar programas de esporte, de geração de emprego e renda ou na área da educação. Vamos trabalhar com grandes projetos para Sobradinho, seja na área da agricultura, da piscicultura e outras áreas. Todos esses projetos precisam dialogar com a questão ambiental. Precisamos criar algo sustentável, onde o meio ambiente seja o carro-chefe, desde o processo de arborização até o conjunto da obra. Vamos estar atento a todas as questões ambientais”, salientou Tiziu.

Agricultura familiar

Um dos pontos mais defendidos por Tiziu, a agricultura familiar terá um destaque especial em seu programa de governo. Segundo ele, caso seja eleito, não vão faltar investimentos para o setor, inclusive com formação de pessoas para atuarem na área. “A gente precisa ter uma política efetiva e verdadeira de apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, pois isso também ajuda na criação de emprego e renda. Se o Canal da Batateira tivesse sido terminado o município de Sobradinho hoje seria outro. Precisamos trabalhar a base agroecológica, agricultura orgânica, ter todo um processo de formação. Vamos dar apoio forte a toda essa área. E vamos ajudar a revitalizar o Rio São Francisco, para que tudo isso ajude fortalecer as associações, cooperativas e grupos que trabalham com isso. Todo o sistema de agricultura terá apoio. A ideia é ter uma área rural forte. Também vamos melhorar as estradas para escoar a produção da zona rural”, finalizou.

1 COMENTÁRIO

  1. Espero em Deus que Tizil, realmente lute pela cidade. Sobradinho merece mais respeito, mais educação, saúde, segurança e o principal. Sobradinho precisa de algo que gere empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome