Teste rápido para HIV será disponibilizado nas unidades da AME em Petrolina

0

teste HIVO teste rápido para o diagnóstico de HIV em gestantes e pacientes com tuberculose será disponibilizado nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) de Petrolina. A iniciativa irá facilitar e agilizar o acompanhamento desses usuários, com estágio clínico de saúde diferenciado.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

De acordo com a coordenadora do “Espaço Vida” de Petrolina, Catarina Sulpino, a medida contribui para que gestantes e pessoas com tuberculose tenham um diagnóstico rápido e preciso para o HIV. “Mulheres grávidas precisam do diagnóstico rápido para, se o resultado for positivo, começarem o tratamento e evitar a transmissão vertical (de mãe para filho). Pessoas que possuem o vírus do HIV são mais vulneráveis a adquirir o vírus da tuberculose, por isso o diagnóstico da infecção permite a esses pacientes um tratamento diferenciado no cuidado à saúde”, explica. As informações foram repassadas pela assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome