Temporada de abril do ‘Cinema no Vale’ traz filmes sobre a ditadura

0

Cinema no vale cartaz abril 2014No ano em que o golpe militar completa 50 anos, o projeto ‘Cinema no Vale’ apresenta filmes que abordam – de diferentes pontos de vista – acontecimentos que ocorreram após 1964 e ainda hoje geram discussões.

Para isso, foram selecionados filmes menos conhecidos do público, mas que possuem igual impacto e importância dada à riqueza de suas histórias e às reflexões que elas provocam.

Dando início à mostra, nesta sexta-feira (4) será apresentado ‘Batismo de sangue’, filme baseado na obra homônima de Frei Beto e que mostra os efeitos da tortura em um grupo de padres que lutava contra a ditadura, resultando no suicídio de um deles. Este filme, de tons autobiográficos, se torna mais real pela intensidade de interpretação dos atores, especialmente nas cenas de violência, e pela direção segura de Helvécio Ratton.

No dia 11, será a vez de ‘Quase dois irmãos’, dirigido por Lucia Murat, e que traz uma interessante discussão sobre diferenças sociais, raciais e políticas entre dois homens que, amigos nos anos de 1950, passam a ocupar diferentes posições ao longo do tempo: um se torna senador; o outro, um traficante de drogas. Nessa obra, o ponto de vista dos presos políticos se confronta com os homens que são presos por motivos diversos, mas sempre ligados a uma marginalidade relacionada às questões de raça e pobreza.

Encerrando a mostra, no dia 25 de abril será mostrado ‘Hoje’, de 2013, dirigido por Tatá Amaral. Nessa obra, a diretora apresenta uma perspectiva recente dos efeitos da ditadura ao mostrar a história de uma mulher que, ex-militante e casada com um homem dado como desaparecido político, recebe uma indenização do governo pela morte do marido. No entanto, ele retorna e ao descobri-lo vivo, toda a situação muda.

O projeto ‘Cinema no Vale’ acontece sempre no auditório da biblioteca do campus da Univasf em Petrolina. As sessões começam às 19h30 e a entrada é gratuita e aberta à comunidade. (Fonte: Ascom Univasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome