TCE lança portal com gastos de cidades e do Governo de PE

0

logo_novoOs cidadãos pernambucanos passam a contar com um novo portal para fiscalizar os gastos e arrecadações do governo do estado e dos municípios. A ferramenta ‘Tome Conta’, desenvolvida pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), foi lançada nesta quinta-feira (29) e está disponível no site sistemas.tce.pe.gov.br.

No portal, são disponibilizados dados do governo e das prefeituras. Será possível acompanhar as arrecadações com impostos e os gastos com setores como saúde, educação, segurança e obras, além de licitações e fornecedores, por exemplo. Ao todo, a ferramenta apresenta dados das 184 cidades, que podem ser acessados pelo computador ou por dispositivos móveis como tablets e smartphones.

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, apontou que o sistema disponibiliza também dados de qualidade de alguns setores do estado e das cidades. “Tanto em educação quanto em saúde, há também os indicadores de qualidade, como mortalidade infantil e indicador do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A ferramenta é também um acompanhamento qualitativo da gestão“, explicou.

Pascoal destacou também que os cidadãos podem fazer denúncias através do ‘Tome Conta’. “Ele pode acompanhar as obras e informar o TCE através da ouvidoria“, disse. Quem quiser fazer uma denúncia pode enviar um e-mail para a ouvidoria ou ligar para o número 0800-081-1027. (fonte: G1-PE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome