Taxistas de Juazeiro sobre o aplicativo Uber: “Pode ser barato, mas não é seguro”

por Carlos Britto // 01 de novembro de 2017 às 18:30

Ponto de táxi no Centro de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

Com a empresa Uber já operando em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) há cerca de dois meses, os taxistas da cidade baiana, preocupados com a perda de mercado, afirmam que o serviço via aplicativo pode ser barato, mas não é seguro. Eles dizem que o serviço é “clandestino“.

Trabalhando há 14 anos como taxista, Honorato Sobral Neto acredita que o serviço do Uber é uma “concorrência desleal” e que “o passageiro consciente vai querer saber no carro de quem está entrando“, diz.

Quem anda comigo são pessoas que gostam de coisas certas, até porque o barato pode sair caro. Isso causa revolta, não temos ninguém por nós, só temos contra”, afirma Honorato.

Para ele, quem trabalha com o aplicativo está tirando o trabalho dos taxistas. “Se nós pagamos impostos, porque esse aplicativo é isento? Eles entram ‘pela janela’ para tirar o pão de cada dia daqueles que já estão no mercado há muitos anos”, avalia.

Gastos

Outro que também critica o serviço do Uber é o taxista Marcos Paulo Araújo Barbosa, que trabalha no Centro de Juazeiro há seis anos. Ele acredita que o preço baixo oferecido pelos cadastrados no aplicativo não se sustenta, porque a profissão exige gastos com combustível e manutenção do veículo.

Eles tiram principalmente os clientes que vêm de fora. Se eles querem trabalhar, que sejam legalizados. São jovens os que mais usam esse aplicativo, e esses jovens pegavam mais mototaxistas. Então, acredito que eles estão competindo mais com os mototaxistas”, diz.

Marcos Paulo também questiona a segurança dos clientes que utilizam o Uber. Para ele, falta fiscalização e “qualquer pessoa pode dirigir um carro”. Ele especula que, para manter o preço baixo do Uber, alguns deles podem fazer corridas mal intencionadas. “Ele [o motorista] pode fazer serviços por fora”, frisa. Para o taxista, o serviço prestado pelos cadastrados na Uber é questionável, enquanto o do táxi é “ordenado, fiscalizado e garantido“.

Senado

O Senado aprovou ontem (31/10) o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado de passageiros, como o prestado pela Uber, 99 e Cabify. A proposta foi aprovada por 46 votos a 10 e uma abstenção. Como foram aprovadas três emendas no plenário, a proposta volta agora para a Câmara dos Deputados. As principais mudanças previstas nas emendas são o fim da obrigatoriedade da placa vermelha para os carros de aplicativos e o fim da exigência de que o motorista seja proprietário do veículo. A reportagem do Blog não conseguiu contato com o represente do Uber na região para comentar as críticas dos taxistas.

Taxistas de Juazeiro sobre o aplicativo Uber: “Pode ser barato, mas não é seguro”

  1. Alex disse:

    É amigo, a.modernidade chegou e chega de preços abusivos cobrados pelos taxistas, e a falta de educação deles. Viva o Uber, a.populacao agradece.

  2. Cego às avessas disse:

    Façam me rir, bando de corporativistas sedentos por uma reserva de mercado via cerceamento estatal da liberdade de empreender. Quem já andou de Uber sabe que o serviço é mil vezes melhor, mais barato e bem mais seguro que os táxis. Não querem perder mercado, pois que se atualizem, melhorem a prestação de seus serviços e cobrem preços mais justos. O soberano é o consumidor, este é quem decide qual serviço deve sobreviver. Se o consumidor escolheu o Uber, então meus pêsames para vocês taxistas, só não quero é que o governo venha me obrigar a andar de táxi só para manter os privilégios de alguns.

  3. Marcela Guedes disse:

    Já que não colocaram uma opinião a favor, vou dar a minha: R$ 60,00 do centro para o aeroporto É ROUBO. No Recife o serviço de táxi já se adaptou, e está sobrevivendo, principalmente com tarifas mais baratas. Chega de exploração no transporte público. Ônibus sem cobrador, verdadeiras sucatas, táxis caríssimos, mototaxistas irresponsáveis em motos velhas… Só sobram as barquinhas, mas não sei nadar.

  4. Wellington sousa disse:

    Sou motorista UBER. E so tenho a agradecer em chegar nas cidades de Petrolina e Juazeiro , pq os precos absurdos de taxistas cobrados ao seua consumidores é fora do comum, muita exploracao e pouquissima qualidade no atendimento. E fora q so pensam em dinheiro e nao na vida do cliente . Nós UBER pensamos primeiro no cliente , oferecemos alguns beneficios ( bala , agua etc ) e eles gostam. Nós sempre fazemos um trabalho diferenciado , vcs taxistas deveriam fazer o mesmo.

    1. Cego às avessas disse:

      Parabéns meu caro Wellington pela sua iniciativa, junte seus amigos e vá a luta, não deixe que esses abutres utilizem o governo para cercear a liberdade de vocês de trabalhar.

  5. Wellington sousa disse:

    Vocês taxistas falam em.legalizacao e pagamento de impostos , será q nao pagamos tambem impostos como vocês , o veiculo nao roda sem.combustivel , a uber paga a prefeitura uma porcentagem , temos impostos em manutencao, entao somoa iguais a vocês , TAMBÉM pagamos impostos. Petrolina e Juazeiro precisa de um serviço desses pra nao ficar a mercês a exploradores como taxistas.

  6. Lulinha disse:

    As coisas precisam mudar. E o uber vem fazendo um revolução no pais . Lula2018

  7. Alex disse:

    Boa chance agora para os táxis melhorarem seus serviços e preços. Garanto que se os táxis melhorarem eu vou preferir os táxis. Viva a concorrência !!!!! O povo agradece.

  8. Eduardo disse:

    Taxistas tem benefícios que ubers não tem. Isenção para comprar carro novo todo ano.

  9. Pedro disse:

    Se o Uber presta este belo serviço com os lucros devidos poq soa contras o qe o motorista seja o proprietário do veículo será qe todos os carros Uber está legalizado perante a lei ou pelo sou a favor do Uber sim mas sou a favor qe seja fiscalizado para qe não tenha. Uber tocando em carros roubado motorista qe comprou carro e não pagou poq em Petrolina e juazeiro com Uber não paga manutenção de carro muito menos paga as letras já andei de Uber em outra cidade e barato mas é um barato qe sai caro sou mais os táxis ainda sou contra também taxistas mau educado sou a favor de táxi novos mas se vc tá pagando vc tem a opção de escolher .

  10. Marcius disse:

    O serviço do UBER surgiu justamente da falta de qualidade do serviços de táxis, que por não terem concorrentes faziam pouco caso do cliente, não tratavam com educação, exploravam no preço, muitos enrolavam no caminho do destino, o passageiro só sabe depois do preço que vai pagar e por aí vai. A concorrência chega justamente por falta de eficiência.

  11. O barato vai sair caro disse:

    Que vcs gostem tbm dos estrupos , assaltos , sequestros relâmpagos, assassinatos e muito mais coisas que esses aplicativos que vcs jugam o melhor para o cidadão petrolinese e juazeirense !
    Só observo. ….

  12. Sincero disse:

    A verdade é que tem taxista em Juazeiro metido a esperto, que cobra uma fortuna pra deixar bem ali. É bem empregado que venham os concorrentes mesmo!

  13. Wesley disse:

    Sou natural de juazeiro mais moro em salvador não pego e nunca pegarei um táxi pois a primeira vez que tentei pegar um táxi mim cobraram um absurdo pelo corrida e ainda foi super mau educado. Já mandei de uber e fui bem tratado pelo mesmo

  14. Amelia disse:

    Eu peguei um uber em juazeiro e apareceu um débito de uma corrida de mais de 50 reais para João de Deus nunca fui no João de Deus de Uber estou decepcionada com esse motorista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários