Sobre polêmica do Santander, Dilma diz ser “inadmissível” interferência de instituições bancárias nas eleições

por Carlos Britto // 29 de julho de 2014 às 06:45

DilmaA presidente Dilma Rousseff criticou nesta segunda-feira (28) setores do mercado financeiro ao ser questionada sobre um informe enviado pelo Banco Santander a clientes de alta renda que apontava risco de deterioração da economia caso a candidata do PT se estabilize na liderança das pesquisas de intenção de voto. A presidente definiu como “interferência” a manifestação da instituição financeira, que depois se retratou publicamente.

Eu acho que é inadmissível para qualquer país, principalmente um país que é a sétima economia do mundo, aceitar qualquer nível de interferência de qualquer integrante do sistema financeiro de forma institucional na atividade eleitoral. Isso é inadmissível”, afirmou Dilma durante sabatina realizada no Palácio da Alvorada pelo jornal Folha de S. Paulo, portal UOL, rádio Jovem Pan e SBT.

A crítica gerou uma reação imediata de seus principais adversários. O candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou em São Paulo que todos os analistas financeiros hoje manterão o ceticismo em relação à economia se a petista for reeleita.

Infelizmente, para o Brasil de hoje, quanto mais provável a reeleição da presidente, os indicadores econômicos serão piores e quanto mais houver a possibilidade de vitória da oposição, mais irão melhorar o ambiente e as expectativas de futuro”, afirmou o tucano, para quem “a resposta adequada do governo seria garantir um ambiente estável, de confiança”.

Ao Estado, Eduardo Campos (PSB) concordou com a crítica do informe do banco quanto à condução macroeconômica do País, mas avaliou que a instituição não deveria ter “personificado” os questionamentos. “A análise do cenário econômico feita pelo banco foi correta, mas o documento não deveria ter personificado a crítica”, afirmou.

Desculpas

O Santander já disse que o informe não representa a opinião da instituição e anunciou que os funcionários responsáveis pelo documento serão demitidos.

Sobre as desculpas apresentadas pelo banco, Dilma afirmou que esse pedido foi bastante protocolar. “Lamento o que aconteceu, acho bastante protocolar”, afirmou. (Fonte: Agência Estado/foto reprodução)

Sobre polêmica do Santander, Dilma diz ser “inadmissível” interferência de instituições bancárias nas eleições

  1. Paulo Gilberto disse:

    Duas crianças morrem após comer comida de lixão em Pernambuco
    Outras cinco pessoas foram submetidas à lavagem estomacal e passam bem. Mãe de uma das vítimas contou que pegou alimentos no lixão porque não tinha nada em casa para dar aos filhos.
    RECIFE – Duas crianças morreram e outras cinco pessoas passaram mal depois de ingerirem comida estragada em um lixão na zona rural do município de Catende, na zona da mata pernambucana, neste sábado, 26. O delegado do município, Gustavo Garcia, instaurou inquérito policial para apurar o caso. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) deram início nesta segunda-feira, 28, à investigação epidemiológica do surto por intoxicação alimentar.De acordo com nota da SES, as duas crianças, Raiana Maria da Silva, de 1 ano e 6 meses, e Letícia Maria da Silva, de 7 anos, morreram logo após consumirem alimentos retirados do lixão da cidade – leite em pó, macarrão instantâneo e pão. As outras cinco pessoas – três crianças de 3, 10, 13 anos e dois jovens de 17 e 22 anos – foram encaminhadas ao Hospital Regional de Palmares, na região. Todos já receberam alta médica, após a realização de lavagem estomacal. Eles passam bem e não apresentaram sintomas de intoxicação.O delegado ouviu três pessoas. As vítimas são de duas famílias vizinhas da área rural. Joseildo Santana e o seu vizinho Adeildo Santana disseram costumar pegar comida no lixão de Catende para dar aos animais que criam. A dona de casa Rosineide da Silva, mãe de uma das vítimas, disse ao delegado que queria fazer um lanche para todos, mas não tinha nada em casa. Viu, então, os alimentos do lixão que tinham sido deixados em cima do muro e os preparou.Sobras dos alimentos que foram consumidos e amostras de água, coletadas pela Apevisa, serão enviadas para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) para análise toxicológica e bacteriológica. Já as amostras de sangue foram coletadas pelo laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Catende e serão encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR). A previsão é que o resultado seja divulgado até a próxima semana.
    Cala a boca Dudu….

  2. Cidadão. disse:

    Nos dois mandatos de presidente, Fernando Henrique(PSDB) deu “0”% de aumento para os funcionários públicos. Na eleição seguinte o PT ganhou as eleições com ajuda de 180.000 bancários do BB e CAIXA. Na próxima serão os 400.000 médicos que darão a resposta a DILMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários