Após ser nomeado diretor do IF-Sertão, servidor do Maranhão deverá permanecer como interventor

por Carlos Britto // 04 de outubro de 2013 às 09:00

IF Sertão PE SalgueiroA celeuma para escolher o reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) encerrou mais um capítulo. Depois que o professor Artidônio Filho foi eleito e impedido de assumir o cargo, os estudantes vivem a expectativa para saber quem ficará à frente do Instituto.

Mas ao menos o nome do interventor já é uma certeza. De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto, foi publicada no Diário Oficial a cessão do servidor Ivaldo José da Silva, do Instituto Federal do Maranhão, para cargo de Direção CD-1 (reitor) no IF Sertão -PE.

Ainda segundo a assessoria, a nomeação do interventor, de fato, ainda não aconteceu. Mas tudo indica que venha a ser mesmo Ivaldo José. A assessoria destacou também que a nomeação só se concretizará quando também for publicada no Diário Oficial da União.

 

Após ser nomeado diretor do IF-Sertão, servidor do Maranhão deverá permanecer como interventor

  1. Artidônio Araújo Filho disse:

    E um absurdo o que o MEC vem fazendo no IF Sertão-Pe, eleição limpa legal, transparente, tentaram barrar a nomeação pelo artigo 14 , que trata da LC 135, que não se aplica nos cargos publico, mas na política partidária, o segundo colocado entrou na justiça federal pedindo para que o primeiro colocado não assuma e ele seja nomeado, juíza federal deu decisão e os desembargadores mantiveram, que eleição foi legal e o primeiro lugar não tinha nada que o impeça de assumir, seja por este artigo 14, seja por o único processo que responde e foi condenado em primeira instância, de um penal e outro cível, mas a constituição diz que as pessoas são inocentes até ultima instância. Veja que tem políticos condenados no supremo, que é a ultima instância e estão no poder e no cargo, assim, como tem vários servidores em cargos públicos com condenações, que infelizmente, quem é gestor corre este risco, que é muito grande . O reitor pro tempore atual do IF Sertão tem um transitado e julgado no TCU e continua no cargo e não é imoral como a decisão do MEC diz e impediu a posse de Artidônio, pede outra eleição e vem um interventor que já foi nomeado no diário oficial de ontem. Foi a decisão mais sem amparo legal que já vi na minha vida totalmente antidemocrática, sem respeitar os votos da consulta a comunidade escolar que quase 60% votou em Artidônio, com abuso de poder e com indícios claros de assedio moral e danos moral. Ele diz que Artidônio tem inúmeras condenações, é uma mentira tem uma cível e outra penal e em primeira instância, é fato que o reitor atual tem perseguido e aberto sindicância e pad onde tem atuação de Artidônio, um inclusive pede a minha demissão. A decisão também diz que a presidenta nomeia e exonera quando quiser e não precisa obedece a consulta da comunidade com o voto, se for assim porque pede outra eleição na decisão. O artigo 1º do decreto que regula a lei de criação dos IFs diz que a presidenta nomeia a partir da indicação feita a comunidade escolar no voto. Que a comissão eleitoral é autônoma, assim como os IF, o artigo 10 diz que o processo será finalizado com a escolha de um único candidato eleito, o que houve e foi homologado pelo conselho superior, mais o reitor atual não aceitou e fez novamente a denuncia e o despacho dizendo que embora homologado o eleito responde a vários processos e a SETEC/MEC aceitou e vem cozinhando a 10 meses esta decisão. É uma vergonha que isto ocorra em um pais democrático, livre e com respeito aos direitos e a constituição. Estão querendo rasgar. Não resta outra opção a mim , se não entrar na justiça e STJ, Espero que a justiça seja feita no judiciário.
    Abraço a todos do IF Sertão e vamos a luta com fé em DEUS e na justiça

    Artidônio
    Reitor eleito do IF Sertão em 03.12.12

  2. Sandra disse:

    O que impressiona é como, e porque, o atual Reitor Rildo,goza de tanto prestigio junto ao MEC. todos que democraticamente escolheram Artidonio,tomem cuidado,porque com tanta arbitrariedade fica provado que o coronel Rildo
    tá podendo. Como ele mesmo anda proferindo ainda é pouco, cabeças vão rolar. Não duvido de mais nada!!!!

  3. Observadora disse:

    Absurdo mesmo é o IF Sertão-PE ser penalizado;
    Absurdo mesmo é não termos a estrutura mínima para funcionar com qualidade e ter que devolver dinheiro;
    Absurdo é as pessoas pensarem individualmente e não no coletivo;
    Absurdo é conseguirmos fazer pesquisas com nossos recursos;
    Absurdo é ter uma sala de professores (16m2) com seis ou sete mesas, isso quem tem esse privilégio;
    Absurdo é o aluno não ter laboratório e ter que aprender tudo na teoria e em datashow;
    Absurdo são as coisas acontecerem na “surdina” sem transparência ou diálogo;
    Absurdo é a falta de salas de aulas;
    São tantos absurdos que não caberia aqui nomear todos!

  4. Gerbison Sousa da Silva disse:

    Revisor

    Tenho vergonha de ter votado no professor Artidônio, pois toda matéria que ele escreve nos blogs, nos mostra a incapacidade dele de assumir tão alto cargo. Não mostra zelo por nosso idioma, pois tem uma dificuldade de escrever um pequeno texto, apresentando erros de ortografia, concordância verbal e nominal, colocações inadequadas de pronomes. Um desrespeito geral à colocação de vírgulas e pontos.
    Nos dá uma tristeza enorme só de pensar que seríamos liderados por uma pessoa de tão baixo nível literário.

    1. Observadora disse:

      Sabe o que mais Gerbison? Novas eleições já!

    2. ERICK JUCHARCK disse:

      Matéria extraída do blog POETADEC: http://erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/10/95-11-carta-comunidade-do-if-sertao-pe.html

      95, (11) CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE. “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”
      Pensadores em Observação e Exame de Transposição e Análise do Direito em Exercício da

      C i d a d a n i a.

      POETADEC

      CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE

      “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      “PAPAI NOEL NÃO EXISTE”

      Prezados colegas e simpatizantes,

      A presente análise diz respeito à observação quanto ao texto publicado no blog do banana no dia 25 de setembro de 2013 (LINK:www.ricardobanana.com/ganhou-mas-nao-levou/), onde discursa o Sr. Artidônio Araújo Filho;

      Não há respostas para tudo que se é apresentado, contudo, faço a reflexão que não impõe a razão, mas que compara características, diferenças e semelhanças, sobre a fonte do raciocínio e do olhar atencioso.

      TEXTO QUE PUBLICOU

      O Sr. Artidônio Araújo Filho descreve em parágrafo 3º: (1) “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”; (2) “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”;

      Em parágrafo 4º: (1) “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”;

      Em parágrafo 5º: (1) “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”; (2) “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”; (3) “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”;

      Em parágrafo 8º: (1) “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A N Á L I S E

      I – VIAGEM AO REINO UNIDO

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, Logo após ter sido eleito ao cargo de reitor do IF Sertão-PE, fez a viagem para o REINO UNIDO; viagem programada para reitores e assessores internacionais. Essa viagem dar-se a conhecer tal como se é; que não há perseguição conforme descreve em parágrafo 3º (1) e 5º (3).

      “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”.
      “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      Assim fazendo, o Reitor Pro Tempore do IF SERTÃO-PE, SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, incluiu na viagem o Diretor Geral do Campus Petrolina (Unidade Industrial), (também Pro tempore), ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, autorizando o afastamento do país, com ônus para esta instituição.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/90-viagem-do-diretor-geral-pro-tempore.html

      II – NOMEADO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL PRO TEMPORE

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, logo após ter sido Eleito reitor do IF Sertão-PE, foi nomeado ao cargo de diretor-geral pro tempore, do campusPetrolina (Unidade Industrial), pelo Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ (atual reitor), momento em que havia terminado o mandato oficial do cargo de diretor-geral desse campus.

      A nomeação do cargo de diretor-geral Eleito se dá pelo reitor; conforme descrição, tal nomeação (ao cargo de diretor-geral pro tempore (sem eleição) que é de confiança do reitor) não faz a demonstração de que o Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ não deseje que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO seja nomeado ao cargo de reitor, dessa forma, contradiz o que afirma em parágrafo 3º (2) e em parágrafo 5º (1).

      “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”.

      “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O ato de assinar a Portaria com ônus para a Instituição, que condicionou a viagem do diretor-geral pro tempore Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO – nomeado a esse cargo após a apuração dos votos para reitor –, é inteiramente descabido, pois que, enquanto o liberava para viajar com ônus para a Instituição, já planejava também nomeá-lo a diretor-geral pro tempore do campus Petrolina (unidade industrial)…,

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      III – CERTIDÃO NEGATIVA DE CONTAS

      Ao se digitar o CPF do Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO em site do Tribunal de Contas da União, a certidão negativa de contas não é liberada e aparece a seguinte informação:

      As informações disponíveis sobre o interessado não permitem a emissão de Certidão Negativa via Internet. É necessário o comparecimento ao Tribunal de Contas da União (Sede ou Secretarias Regionais) para esclarecimento de pendências…

      FONTE: portal2.tcu.gov.br/TCU

      Assim sendo, contradiz o que afirma em parágrafo 4º (1) e 5º (2).

      “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”.

      “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, encontra-se registrado em Lista dos inelegíveis expedida pelo Tribunal de Contas da União, com processo em trânsito julgado desde 2007. Inclusive, constando também, reclusão de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses, com medida de substituição da pena.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      Por último, o parágrafo 8º (1), revela a agilidade do investimento das afirmações em análise:

      “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A afirmação: “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar,…”, manifesta ter descuidado nos motivos que o leva a construir e publicar o texto apresentado. Pois que, entre se candidatar de novo e assumir o cargo que foi eleito, não é necessário esperar por sua nomeação em segundo tempo quando está ultimada sua não nomeação ao cargo que pleiteou em primeiro tempo.

      A afirmação: “…, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo” denuncia ter descuidado outra vez nos mesmos motivos que o leva a construir e publicar o texto que apresentou. Pois que, durante todo o mandato do Sr. SEBASTIÃO RILDO, desde quando se iniciou – ainda como Diretor-Geral do CEFET PETROLINA – até a data em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO foi eleito Diretor-Geral do campus Petrolina (Unidade Industrial), que esteve mantido por SEBASTIÃO RILDO em cargos de confiança, inclusive, sendo considerado por muitos, como o principal mentor de SEBASTIÃO RILDO.

      Não há mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe”: qual seria o nome “que não comungue” com o “regime” em que descreve o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO: “o de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo?”.

      Porque quando se faz o levantamento do tempo em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO esteve agindo ao lado do Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, percebe-se que o único vínculo inutilizado com o Sr. SEBASTIÃO RILDO é que passou a assumir cargo comissionado através de Eleição, que disputou, e que agora não mais através da excessiva confiança.

      Ao aproximar-se a Eleição praticada em 2012, a que disputou o pleito do cargo a reitor do IF SERTÃO-PE, foi que surgiu a suposta inimizade entre os dois, (Sr. RILDO e Sr. ARTIDÔNIO). O que fez parecer que ambos tinham inimizade. A manifestação de sentimento na construção da frase: “papai Noel não existe”, serve bem para exemplificar o recurso que utilizaram os Srs. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ e ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, em investimentos, quando se atiraram impetuosamente para serem projetados como opositores em campanha Eleitoral.

      Sendo que, não pode haver mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe!”.

      Petrolina (PE), 10 de Outubro de 2013.
      Pensem nisso!

      Atenciosamente,
      ERICK JUCHARCK
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
      Sertão Pernambucano/Campus Petrolina Zona Rural
      Bel. Teologia
      Esp. Gestão Escolar (Administração Educacional)
      Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4587535260753400
      E-mail: cjurchaks@gmail.com
      blog: erickpoetadec.blogspot.com.br/
      Postado há Yesterday por Erick Jucharck

  5. Professor Aristóteles Seixas disse:

    Meu Caro Gerbison, parabéns.
    É lastimável o nível intelectual dos dirigentes da nossa Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários