Serra Talhada: Membros da Academia de Letras do Sertão Pernambucano tomarão posse neste sábado

1

Uma solenidade neste sábado (2/09) marcará a posse dos primeiros 27 membros da Academia de Letras do Sertão Pernambucano (Alespe), em Serra Talhada, no Pajeú. O evento terá início a partir das 20h, no auditório da Faculdade Integração do Sertão (FIS).

Segundo o professor, escritor e presidente da Alespe, Alberto Rodrigues, a entidade veio para unir os diversos gêneros literários da região torno de um mesmo ideal. “Nosso objetivo inicial é que a Academia se fortaleça com a participação das várias microrregiões do Sertão. Vamos reunir os representantes dos Sertões do Moxotó, do Pajeú, Central, do Araripe, de Itaparica e do São Francisco”, explicou.

Uma das características importante da Alespe é a diversidade de gêneros literários, o que mostra a capacidade produtiva e criativa do escritor sertanejo. “A Alespe surgiu com uma ferramenta que servirá para ajudar na projeção da nossa literatura, dos nossos escritores, da nossa cultura e da nossa história, bem como disseminar as obras dos nossos escritores pelo Brasil, e quem sabe até pelo mundo”, ponderou Rodrigues, entusiasmado.

Ele disse ainda que entidade irá buscar estar em sintonia com a sociedade, e principalmente com os jovens, seguimento de onde certamente brotarão os novos escritores regionais.

História

A Alespe foi criada oficialmente em 18 de setembro 2010, pelos escritores serra-talhadenses Dierson Tomaz Ribeiro, Francisco de Assis Duarte, Itamar Inácio de Souza Freire e Jaime Gonçalves de Lima. A Academia será formada por 40 membros, sendo os 13 últimos acadêmicos serão escolhidos conforme os critérios embelecidos no estatuto que será aprovada na solenidade de posse.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome