Sento-Sé (BA): Projeto de irrigação de Tapera dá a volta por cima e vira exemplo a ser seguido

por Carlos Britto // 26 de julho de 2013 às 11:00

irrigação Tapera Sento Séirrigação Tapera Sento Sé (2)Implantado nos anos 80 após uma árdua luta dos trabalhadores organizados, o projeto de irrigação de Tapera, localizado no município de Sento-Sé (Norte da Bahia), é um exemplo de que nem tudo está perdido. Com uma área aproximada de mil hectares, o projeto passou por momentos de extremas dificuldades devido à seca do Lago de Sobradinho (BA). Por conta disso, toda a plantação foi seriamente prejudicada, comprometendo empregos e a geração de renda naquela região.

Inconformados, um grupo de pequenos produtores resolveu buscar parcerias junto à iniciativa privada e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). E deu certo.

Atualmente o Tapera vem se reerguendo e os trabalhadores do local começaram a produzir novamente. Por lá a mamona, mandioca, alface, batata-doce, repolho, pimentão, abóbora, pimenta, feijão de arranca e de corda, milho, maracujá, coentro, cebola e tomate – entre outras culturas – dão vida ao projeto. Os bons ventos fizeram até mesmo os produtores montarem uma fábrica para industrializar e transformar a farinha.

“Esta é uma grande prova de que o Nordeste tem jeito. Se o homem do campo tiver terra, água, assistência técnica e financeira e estrada, é capaz de produzir, gerar emprego e renda e transformar esta região em um grande polo de desenvolvimento”, afirma Jackson Coelho. Sem dúvida, um grande exemplo a ser seguido. (Fotos: Jackson Coelho)

Sento-Sé (BA): Projeto de irrigação de Tapera dá a volta por cima e vira exemplo a ser seguido

  1. LUIS CARLOS disse:

    ESTA DE PARABÉNS TODOS OS AGRICULTORES DESSA REGIÃO COM SUA FORÇA DE SERTANEJO MAS OS POLITICOS NÃO DAR ATENÇÃO PARA ESSA REGIÃO DEVIDO UMA MAL ESTRADA QUE SE FAZ VARIOS ANOS ACABADA. AASIM ATRASA TODO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E ALMENTANDO A POBRESA. A POPULÇAÕ QUEREM TRABALHAR MAS OS POLITICOS NADA FAZEM. PARABÉNS MESMO SENTO SÉ.

  2. elza lima alves santana disse:

    parabens a todos os meus conteranios quem disse qa bahia no tem progresso olha so q plantacao mas abencoada por deus um grande abraco mim chamo elza moro no interio de sp mas nacir ai na roca faz pau fero perto de dus pssagen bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *