Senhor do Bonfim realizará 1ª Olimpíada Down remota

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2021 às 15:00

Uma iniciativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, promoverá a 1ª Olimpíada Down ‘Celebrando a Diversidade Humana’. O evento acontecerá neste mês, de forma remota, e tem também o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.

Poderão participar crianças de zero a 12 anos de idade. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (6) e se estenderão até o dia 15.

A participação na primeira edição da Olimpíada será totalmente gratuita, fomentando o respeito às peculiaridades de cada cidadão e cidadã, especialmente neste momento de necessário isolamento social por conta da pandemia causada pela Covid-19, o que aumentou as necessidades de suporte às famílias e/ou pessoas com alguma deficiência.

O evento busca fomentar maior participação das crianças com Síndrome de Down em eventos externos a seu ambiente, estimulando uma maior integração e criando espaços para desconstrução de estigmas sociais, impostos por práticas segregadoras, que se perpetuam ao longo da história.

Avaliação

Pretende-se, também, criar um instrumento/evento de fomento a celebração da diversidade humana, com ênfase nas peculiaridades da Síndrome de Down, especialmente em tempos de pandemia e as situações de risco à saúde mental destas pessoas causadas pelo distanciamento social e mudança de suas rotinas. A avaliação será realizada exclusivamente pelo número de curtidas dos vídeos em redes sociais no período definido e na plataforma previamente estabelecida. Mais detalhes sobre a olimpíada podem ser obtidos no edital do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *