Senador FBC e bancada do Nordeste questionam novo ministro da Integração sobre andamento de obras da Transposição e Transnordestina

1
Foto: Ascom/divulgação

Ex-ministro da Integração Nacional (MI) no Governo Dilma, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) participou, nesta quarta-feira (18), de reunião da bancada de senadores do Nordeste com o novo ministro da Pasta, Antônio de Pádua Andrade. Os parlamentares questionaram o atual dirigente do MI sobre o andamento da Transposição do Rio São Francisco e a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina.

Estes são dois projetos fundamentais para o desenvolvimento econômico do Nordeste”, destacou Fernando Bezerra, responsável pela execução de 22,1% das obras da Transposição no período em que foi ministro da Integração (2011-2013). Durante a audiência – conduzida pelo presidente em exercício do Senado, Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) – os senadores também indagaram Antônio de Pádua sobre os projetos de abastecimento de água na Região Nordeste.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o Projeto de Integração do São Francisco (Pisf) está em fase final, com mais de 90% das obras concluídas. O empreendimento levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Obra

Também conhecida como “Nova Transnordestina”, a obra ligará o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. No total, são mais de 1,7 mil quilômetros de ferrovia, destinada a elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos que podem receber navios de grande porte. As informações são da assessoria do senador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome