Seminário em Petrolina busca fortalecer cooperativas do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2017 às 15:22

Para crescer é necessário planejamento e estratégia. Com o intuito de manter a competitividade no mercado e estruturar os futuros passos do associativismo do Vale do São Francisco, as cooperativas da região estão participando em Petrolina de um seminário regional. O evento, que começou ontem (18) no auditório da Unimed Vale do São Francisco, no Centro, termina neste sábado (19).

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo elaborar uma pauta de ações que vai estruturar cada vez mais as instituições na região, o que voltará para a população na melhor qualidade dos serviços prestados. O evento é coordenado pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB-PE).

Com a ajuda do público, o foco é no fornecimento de subsídios para ampliar a visão sobre a importância das cooperativas dentro da sociedade e na temática de elevar o grau de gestão para, a cada dia, melhorar as atividades e o processo de produção.

Esse evento faz parte de um conjunto de encontros regionais que estão acontecendo em todo o Estado. Estamos discutindo com as cooperativas a realidade de Pernambuco, e vamos construir o nosso plano de trabalho para 2018. Nossa preocupação é melhorar a gestão e a governança, pois queremos melhorar as condições de vida dos associados”, ressalta o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop-PE), Malaquias Ancelmo de Oliveira, em entrevista a este Blog.

Questionado sobre a participação das cooperativas do Vale do São Francisco, Malaquias revelou estar satisfeito e disse que esse tipo de debate é enriquecedor. “Ficamos satisfeitos com a participação de diversas cooperativas. A participação deles enriquece o debate, nós temos um cooperativismo bom no Vale do São Francisco. O que nós precisamos, certamente, é melhorar a gestão e a governança, pois o que se quer é a felicidade das pessoas”.

Propostas

As propostas apresentadas nas edições dos seminários regionais serão consolidadas no Encontro Estadual das Cooperativas, previsto para o início de dezembro. Este é o segundo evento realizado para obter contribuições para o plano de trabalho 2018. O primeiro seminário aconteceu em Garanhuns, no dia 04/08. Estão previstas ainda edições para Afogados da Ingazeira, Caruaru e Recife.

Participaram do seminário em Petrolina as seguintes cooperativas: Unimed Vale do São Francisco, Sicredi Vale do São Francisco, Coopexvale, Coana, Coopertransertão, Coopervasf, Ceral, Cermesfra, Cootec, Cootransvale, Coopetraspe e Sicredi Pernambucred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *