Seminário discutirá possível privatização do abastecimento d’água em Petrolina

por Carlos Britto // 17 de abril de 2013 às 18:04

RogérioNo mês em que a Prefeitura de Petrolina publicou o edital para a concessão dos serviços de água e esgoto na cidade, a Igreja Católica, através da Pastoral Social, realizará neste domingo (21) o 7º Seminário da Água. A proposta principal do evento é chamar a atenção de toda a sociedade para os interesses políticos e econômicos em torno desse líquido tão precioso.

Segundo um dos organizadores do seminário, Rogério de Correia Mendes (foto), os movimentos sociais são a favor da municipalização e contra a privatização. “O processo licitatório aberto pelo município propõe que uma empresa privada assuma a administração dos serviços de água e esgoto. O que nós entendemos é que a Compesa pode até arrecadar muito aqui em Petrolina, mas o lucro beneficia todo o estado e não é direcionado a interesses privados. Não podemos tratar a água como mercadoria”, explica.

O seminário, que será realizado no Colégio Dom Bosco, terá como tema central “A ganância e a privatização ameaçam a água e a vida”. O assunto será abordado pelo professor Luís Roberto Moraes, PHD em saúde ambiental pela Universidade de Londres e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento começará às 7h30, com o credenciamento dos participantes. Às 8h15 começarão as palestras. Dentro do tema principal, ainda serão abordados os seguintes subtemas: “Questão ética da água” e “Mística da água”, com Roberto Malvezzi e padre Luís Ângelo, respectivamente. A previsão é de que as atividades sejam encerradas às 16h.

Qualquer pessoa interessada no assunto poderá participar. A inscrição custa R$ 8 e poderá ser feita por telefone (87 3863-6134 ou 87 8805-0578) ou na portaria da Emissora Rural/A Voz do São Francisco até esta quinta-feira (18). O valor da inscrição inclui almoço, lanche e materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…