Sem previsão de retorno às atividades acadêmicas, reitor pró tempore libera aulas online na Univasf

15
Foto: Blog do Carlos Britto

O reitor pró tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor Paulo César Fagundes, afirmou que as aulas presenciais continuam sem qualquer previsão de retorno, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A afirmação foi feita em entrevista exclusiva ao Blog.

Paulo César já havia deixado claro, na primeira parte da entrevista, que a pandemia ainda não chegou a Petrolina, mas vai chegar. Ele teme que o município atinja a fase 3 da doença, quando todas as unidades médicas e os hospitais de campanha preparados para os pacientes fiquem lotados.

Por este motivo, a Univasf não tem neste momento como assegurar uma data da volta às aulas, porque a prioridade é o combate à Covid-19. “A gente vai seguir as normas do Ministério da Saúde, junto com o governo federal, estadual e municipal”, frisou.

O reitor contou ainda já ter emitido uma nota informando aos professores que, a partir da próxima semana, aqueles que queiram dar aulas via online estão liberados para começar. “É até bom, para preservar a saúde mental tanto dos professores quanto dos alunos, porque na hora em que você começa essas atividades, mesmo online, você cria um ambiente diferente, tanto para o aluno para o professor”, pontuou. Ele citou, inclusive, que instituições particulares de ensino superior – a exemplo da Estácio, em Juazeiro (BA) – já adotam o modelo. Na terceira parte da entrevista, o Professor Paulo César destaca que a Univasf não tem interesses políticos e deve também ampliar seu papel para a comunidade em geral.

15 COMENTÁRIOS

  1. Maluco, onde este homem viveu nos últimos anos, Como fazer aulas de cursos como o de medicina on line.
    Não precisamos de médicos como ele,
    Usar a Estácio como exemplo, é ter visão rasa, sabemos o modelo de qualidade Estácio.
    Lamento pelos professores da Univasf, ter um pascácio como esse como gestor.

    • E você acha que só tem medicina na Univasf?Tem muitas matérias que podem ser dada online….vai se preparando que o mundo de amanhã é digital…..E ele não está obrigando, simplesmente sugerindo para os professores que quiser …….

    • Medicina não é o único curso da Univasf. E mesmo na Medicina, as aulas teóricas podem sim ser feitas online, em caráter emergencial. As práticas não. Mas já adiantaria o calendário.

  2. Senhor Carlos Brito,
    A fala do reitor foi em relação a NT (núcleo temático) para trabalhar ações e pesquisas voltadas para o Covid19, nada tem a ver com aulas online.

  3. Seria muito bom, e nem venham me responder porque não leio resposta de gente vitimista que quer ficar em casa sem fazer nada alegando não ter acesso a internet. Pra lacrar em Instagram todo mundo tem internet, muito interessante. E não, não sou bolsominion, só tenho senso. Temos que continuar com o isolamento, mas atividades que podem ser feitas online deveriam sim continuar, nem toda matéria é prática. Na situação atual nem e-mail os professores respondem, apesar de estarem recebendo seus salários lindamente. E os alunos? Que fiquem no limbo pra quando as aulas retornarem, só Deus sabe quando, correrem com inúmeros trabalhos sem sentido e provas, dentro de um mês ou dois, pra cumprir calendário.

  4. Seria o Reitor Pro Tempore de schrödinger… pois como vamos dar aulas se as aulas suspensas… mas tecnicamente devemos ter aula??? Soube q o Reitor Pro Tempore trabalha com medicina quântica… então deve ter pleno conhecumento de como resolver o problema de fisica quântica…

  5. Prefiro pensar que seja desconhecimento para não falar em desprezo pela comunidade acadêmica. Em termos de infraestrutura para atividades EAD, considero factível em virtude do trabalho feito nos últimos anos pela UNIVASF. Entretanto, acho que o Prof. Paulo César pensa estar conduzindo uma universidade na Bélgica ou na Suíça…….e não no meio do sertão nordestino. Acho que sua pró-reitoria de graduação tão pouco tem capacidade para coordenar atividades EAD.

  6. Não serão todas as aulas que serão on line, apenas as teóricas. Isso é para não atrasar tanto o semestre e não desanimar os discentes, quem tem um mínimo de inteligência sabe disso.

  7. Bingo, todos sabemos que as aulas online não substituem as presenciais, porém, a sugestão do reitor e de muitos especialistas em Educação e em Saúde mental, é de que todos devemos manter algum tipo de atividade, nesse momento de isolamento social, e a relação professor-aluno, mesmo à distância, reforça os laços de relacionamento. Além disso, algumas sugestões de leitura e atividades de pesquisa bibliográfica servirão, sim, para, quando voltarmos às atividades presenciais, estarmos com algum tipo de embasamento para assim podermos atuar na prática. Afinal, não há prática sem teoria e vice-versa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome