Sem FBC e filhos, congresso do PSB em PE é marcado por críticas à privatização da Eletrobras e a Governo Temer

10

O Congresso estadual do PSB expôs publicamente o possível rompimento com o partido do senador Fernando Bezerra Coelho, que tem estudado trocar a sigla pelo DEM (sob um novo formato) ou pelo PMDB. O encontro em hotel do Pina, na manhã deste domingo (27), não teve a presença de FBC; do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho; ou do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Sileno Guedes foi reconduzido por unanimidade à presidência do PSB-PE. O ato também reforçou a candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, também lançou o nome de João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, para deputado federal.

Embora as lideranças do partido insistam na possibilidade de permanência de FBC, o congresso foi marcado por inúmeros recados. As palavras “lealdade” e “compromisso” deram o tom dos discursos. “Quem apostou contra o PSB em 2016 quebrou a cara”, alertou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Carlos Siqueira e o deputado federal Tadeu Alencar também criticaram a privatização da Chesf e da Eletrobras, que vem sendo conduzida por Fernando Filho. Em busca de apoio para permanecer no comando do PSB nacional, Siqueira disparou contra o presidente Michel Temer (PMDB), o que fez com que a militância puxasse um coro de “Fora Temer“.

Justificativas

Em entrevista ao final do evento, Paulo Câmara justificou que Fernando Bezerra Coelho tinha uma reunião com Temer nesse sábado (26) e que Fernando Filho viaja nesta segunda (28) para a China na comitiva presidencial, por isso não puderam estar no evento. “Estamos conversando. Todo partido tem divergência”, desconversou Paulo. O governador, porém, se disse preocupado com a solução de venda da Chesf.

Sileno Guedes disse ter convidado FBC, Fernando Filho e Miguel Coelho. “Inegavelmente o senador e seu conjunto está fazendo uma discussão com relação aos rumos do partido. Ele tem um posicionamento claro. Nós gostaríamos muito que eles estivessem. Mas, também, a gente compreende o momento dessa reflexão que eles estão fazendo. Espero que essa reflexão seja concluída de forma a garantir a unidade do partido“, afirmou.

A Executiva do PSB-PE ficou assim formada:

PRESIDENTE: Sileno Sousa Guedes

2. 1º VICE-PRESIDENTE: Francisco Tadeu Barbosa de Alencar

3. 2º VICE-PRESIDENTE: Fernando Bezerra Coelho Filho

4. 3º VICE-PRESIDENTE: Felipe Augusto Lyra Carreras

5. SECRETÁRIO-GERAL: Adilson Gomes da Silva

6. 1° SECRETÁRIO: Gabriel Andrade Leitão de Melo

7. 2° SECRETÁRIO: Manoel Eduardo Vasconcelos Rodrigues

8. 1° SECRETÁRIO DE FINANÇAS: Mário Cavalcanti de Albuquerque

9. 2° SECRETÁRIO DE FINANÇAS: Tercília Vilanova

10. SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO METROPOLITANA SUL: Lula Cabral

11. SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO METROPOLITANA NORTE: Gilberto Feitosa Júnior

12. SECRETARIA DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA: Waldemar Borges

13. SECRETARIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA: Auxiliadora Maria Pires Siqueira da Cunha

14. SECRETARIA DE POLÍTICAS REGIONAIS: José Aluísio Lessa

15. SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO: João Henrique de Andrade Lima Campos

16. SECRETARIA DE CULTURA: Pedro José Mendes Filho

17. SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÁRIA: José Aldo dos Santos

18. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: Heraldo de Albuquerque Selva Neto

19. SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROPAGANDA: Adilson Gomes da Silva Filho

20. SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO SOCIAL: Isaltino Nascimento

21. SECRETARIA DE AÇÃO PARLAMENTAR: Diogo Casé Moraes

(De Agência/foto: Roberto Pereira/divulgação)

10 COMENTÁRIOS

  1. Traduzindo; Congresso marcado por críticas à possibilidade de FBC Filho se promover com as privatizações da ELETROBRÁS – Que já deveria ter sido privatizada – e carimbar-se ao governo do Estado em substituição ao pior governador da história.

    • Governo esse cria de Eduardo, grande aliado de lula e companhia, governo que FBC fez parte durante muito tempo, inclusive foi articulador político durante o governo de Eduardo e Paulo Câmara. FBC e filhos estão para Paulo Câmara e o PSB como A está para B em proporção matemática. Quanto a privatização da Eletrobrás não é um grande feito, pois o governo continuará a dar as cartas na administração da empresa, assim como todo o setor elétrico, será apenas mais uma companhia de fornecimento privada operando sob reserva de mercado. Sem concorrência não há formação de preços e continuaremos com a 6ª tarifa de energia mais cara do mundo para a indústria, e a 14ª para as residências. Acho engraçado o Sr. Guilherme criticar os socialistas, e apoiar um socialista declarado como FBC e seus filhos. Privatização por privatização até o Lênin fez na União Soviética durante a NEP.

      • ERRADO, cara pálida – e cega – essa suposta “preocupação” de membros do PSB com a ELETROBRÁS só se deu após as inúmeras capas de jornais estampando a cara de FBCF, inclusive a patética criação de uma “frente parlamentar pela Chesf” criada pelo Danilo Cabral, capacho do coronel Dudu Alegria. E sim, socialismo-comunismo é merda sim, sempre foi e sempre será, a não ser que você me mostre aonde tal teoria deu certo.

        • Caro Guilherme, parece que não percebeu nada nas entrelinhas, a analogia em que fiz entre a péssima atuação entre o governo de Câmara e a responsabilização que FBC e seus Filhos têm pela eleição deste governo. Só por quê FBCF propôs privatização não o considera um ótimo gestor, até por quê essa privatização em nada mudará o cenário do péssimo setor elétrico do país, cartelizado pelo estado brasileiro via modelo de concessão, visto que até mesmo Lênin, Hitler e Mussolini promoveram privatizações, embora fossem socialistas. Sobre o socialismo ter dado certo ou não, é óbvio que o socialismo deu certo, pois a coletivização dos meios de produção levaram à pobreza e a miséria, ignorando as leis básicas da economia, puramente lógicas e matemáticas, ignorando às previsões feitas pelos especialista da área antes mesmo de Marx escrever o capital e o manifesto comunista. Vou nem comentar o mérito das próprias previsões do Marx sobre as consequências da instauração da ditadura do proletariado.

  2. Só sei de uma coisa. Onde esse infeliz desse Paulo Camara for, eu tô do outro lado. Esse lerdo, foi o pior que pernambuco produziu nos ultimos anos. Um Zé Ruela que não sabe respirar sem pedir permissão a mamãe El Narigon. Chega!!!!!!!

  3. QUERO DIZER E AGRADECER AQEM COMEÇUO FAZER O TAPA BURACO DAS ESTRADA DOS PROJETOS, MAS QUERO DAR UM AERTA ESSE FINAL DE SEMANA TEM FESTA NO MARIA TEREZA E DA ENTRADA DO N 6 ATER KL 18 TEM MUITO BURACO, ESPERO QUE ELES DE PRIORIDADE QUELES 5 QUILOMETRO QUE É UM PEDIDO ANTIGO DE JOSE DE SOUZA, CHIQUINHO DO R 4, NADIA GUMARÃIS, PAULINHO E TANTOS OUTROS QUER QUE NÃO CANSARO DE PEDIR AS AUTORIDADE POLTICA DA REGIÃO. OU QEM FOR DE DEREITO.

  4. Mesmo com algumas deficiência a Chesf tem preservado o rio, agora vocês imaginem quando a gestão das águas do rio cair nas mãos do capital privado (dos chineses) que certamente pensam mais nos lucros do que nos sertanejos que dependem do velho chico, se chover bem.. se não chover eles estarão C…. e andando pros nordestinos. Como ja falei em outro comentário FBC e seus filhos tem projetos pessoais de poder e pra isso farão qualquer negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome