Secretário Gilberto Melo destaca melhorias para comunidades rurais de Petrolina e foca em adutoras e assentamentos

2

Vereador licenciado da Casa Plínio Amorim, Gilberto Melo aceitou a missão que lhe foi entregue pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura na segunda gestão do seu mandato. Conhecedor da zona rural, Gilberto não vem encontrando nenhum desafio que já não conhecesse. Provavelmente por isso esteja à vontade no cargo para implementar as melhorias que as famílias da região necessitam. Em entrevista ao Blog, o secretário destacou ações relevantes da sua pasta nesses últimos cinco meses.

Uma destas diz respeito ao programa de patrolamento de estradas vicinais. De acordo com Gilberto, a prefeitura já beneficiou a comunidade de Cristália, no sequeiro, como também na Tapera (área ribeirinha) e em vários assentamentos (Água Viva, Ponta da Serra, Mandacaru, Angical, Porteiras, Terra Nova, Sítio Serrinha, entre outros). “Queremos chegar com patrolamento em todas as regiões do interior da nossa cidade. Esse é um compromisso do prefeito Miguel Coelho para melhorar a vida das pessoas do interior”, frisou Gilberto.

Mesmo assim a gestão ainda recebe críticas de alguns moradores da zona rural quando o assunto é a qualidade das estradas. O secretário, por sua vez, diz receber esses comentários com naturalidade. “Essas críticas me fortalecem mais ainda porque mostram que o trabalho está incomodando”, afirmou. Gilberto informou ainda ter sido o único titular da pasta, até o momento, que não interrompeu o serviço de patrolamento durante as chuvas ocorridas em Petrolina no início deste ano.

Gilberto adiantou que sua meta é tirar do papel as metas do programa de governo de Miguel Coelho, que inclui construção de duas barragens, 10 passagens molhadas e, sobretudo, cinco novas adutoras. No caso destas últimas, o secretário destaca como sendo fundamentais para garantir o abastecimento d’água diretamente do Rio São Francisco até as casas das famílias do campo, acabando assim com a dependência do carro-pipa. “O prefeito tem cobrado e estamos empenhados nessas adutoras”. Uma delas –  a adutora da comunidade de Vira Beiju – já entrou em fase de conclusão. A obra deverá beneficiar mais de 70 famílias que moram a cerca de 70 km da sede de Petrolina. Também será iniciada, ainda este mês, a obra da adutora que levará água da comunidade de Uruás a Massapê.

O secretário lembrou também que deverá retomar, a partir de julho, o serviço de perfuração de poços, um dos pedidos mais solicitados pelos moradores dessas regiões. Ele ainda citou como uma das prioridades ações nos 24 assentamentos de Petrolina, que totalizam 1.094 assentados. Para isso o município até já firmou convênio com o Incra-PE com o objetivo de garantir a titulação definitiva da posse de terras desse público, o que vai garantir que possa ter acesso, por exemplo, a créditos bancários.

Cisternas

Como demanda número um na zona rural, a água também ganhou prioridade do Governo Miguel Coelho no que diz respeito a cisternas, Gilberto lembrou o programa, orçado em R$ 7 milhões, o qual permitirá às famílias de sequeiro armazenar água em maior quantidade para o consumo e outras necessidades básicas. O lançamento foi feito recentemente na comunidade da Baixa da Jurema, onde o secretário se comoveu com o drama de uma mãe, cuja filha é deficiente visual. Segundo Gilberto, ela tinha de carregar frequentemente, num carrinho de mão, três baldes de 20 litros para abastecer uma caixa de mil litros. Agora, foi contemplada com a cisterna, que tem capacidade para receber 15 mil litros de água.

Sobre sua análise à frente da pasta, o secretário reconheceu que as dificuldades também existem, “mas fazem parte do trabalho”. Em contrapartida, ele se mostrou animado com os resultados até agora. “Vamos trabalhar fortemente, de mãos dadas com toda a nossa equipe, para que possamos fazer muito mais pelo interior, principalmente pelos nossos agricultores e assentados, que mais necessitam desse trabalho”, concluiu.

Por Antonio Carlos Miranda

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, é um secretário de responsabilidade fazendo um excelente trabalho, nas estradas, nunca vi ninguém executar algo desse jeito, parabéns prefeito pelo homem de fibra que colocou na secretaria de agricultura. Um abraço.

  2. Gostaria de saber quando é que ele vai cobrar a nomeação dos técnicos agrícolas aprovados no concurso da prefeitura de Petrolina. Já são 2 anos esperando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

1 × 4 =