Secretário do Trabalho de PE pede agilidade ao governo federal na liberação de recursos para socorrer autônomos e micro

5
Foto: Seteq/divulgação

Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) e representante do Nordeste, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, solicitou ontem (31/03) mais celeridade do governo federal na liberação de recursos para socorrer os profissionais autônomos e micro e pequenos empreendedores neste período de quarentena e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Ele falou sobre o assunto em teleconferência com representantes do Ministério da Economia e secretários do trabalho de outros estados do Brasil e mencionou as particularidades de Pernambuco. Somente no Estado, existe cerca de 1,8 milhão de trabalhadores informais, de acordo com a Pnad Contínua do quarto trimestre de 2019.

É importante acelerar todos as etapas para que os autônomos possam receber, o mais breve possível,  o valor de R$ 600 (o Auxílio Emergencial). Isso se torna cada vez mais urgente, porque já estamos na segunda semana de quarentena. É a União que detém recursos para atuar em momentos como este, justamente porque temos uma partilha desigual e o Pacto Federativo até hoje não foi aprovado, mesmo tendo sido uma reivindicação frequente desde 2014“, disse Alberes Lopes.

Segundo o secretário pernambucano, as Agências do Trabalho também entraram na pauta da reunião do Fonset. Ele falou sobre a importância de o governo federal liberar os devidos recursos para ajudar a manter as Agências do Trabalho em todas as unidades da federação, mas ainda não recebeu um aval positivo, bem como os outros secretários estaduais que atuam na mesma área.

5 COMENTÁRIOS

  1. Ele sabe quje o governo federal depende da aprovação de uma PEC pelo congresso nacional, para que não venham depois acusar o “governo de crime de resposabilidade fiscal”.

    Está na hora dos estados cortarem privilégios e mordomias e fazer sua parte.

  2. Esse ai esta combinado com o Goveenador e Deputados … Querem colocar pressão em Bolsonaro pensando que o Presidente vai mandar o Dinheiro da União pra eles gerir.

    Bolsonaro já conhece a todos, sabe que existr um plano dessa gente . Que é fazer Politica com esse Dinheiro.
    Essa gente vive da desgraça do pobre.
    Eles querem gerir esse Dinheiro pra humilhar a população e aproveitar pra fazer politica suja.

    Gente Bolsonaro esta fazendo a coisa certa em colocar pra cada um dos Brasileiros poder sacar o seu dinheiro pela Caixa Econômica Federal.

    Bolsonaro conhece as Mazelas nos Bastidores do Congresso Nacional.

    Bolsinaro conhece as Mazelas dos Governadores.

    Hoje é um novo Brasil.

    • Seu comentário está certíssimo. Perfeito. Querem colocar o problema na conta de bolsonaro e tirar vantagem dos benefícios. O Brasil está mudando mesmo. Graças a Deus..

  3. O Estado de Pernambuco está cobrando do governo federal agilidade na liberação de dinheiro. E o governo de Pernambuco não tem nenhuma verba para ajudar os trabalhadores? Talvez esteja preocupado com as alianças políticas municipais.

  4. Ô tal secretário, pede ao safado do teu patrão, Paulo Câmara ao menos o adiamento do IPVA, ahh isso não pode não, né?! Só querem SUGAR do povo, cambada de ladrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome