Secretário de Saúde de Pernambuco diz que novo coronavírus “pode se tornar doença endêmica”

5
Foto: Hélia Scheppa/SEI

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, reforçou, ontem, que continua a ser inevitável o fato de a doença tomar conta de todo o território, mesmo diante do cenário de estabilização de casos. “Ela vai chegar em tempos diferentes sim, e podemos chamar isso de ondas. Também é possível que tenhamos uma nova onda na Região Metropolitana do Recife. Isso não está descartado”, disse Longo ontem, em coletiva de imprensa transmitida pela internet, sobre o avanço da epidemia nas regiões do Estado e da possibilidade dessa expansão dificultar o enfrentamento da covid-19. 

O secretário salientou que a dinâmica da doença ainda é cheia de enigmas e, portanto, “precisamos aprender muito com ela”. Ele ainda acrescentou que pesquisadores estudam a hipótese de ainda vivermos por muito tempo sem deixar de lado o combate ao novo coronavírus. “Muitos falam que é uma possibilidade, em sociedades como a nossa, na América Latina e em alguns países em desenvolvimento, a doença se tornar endêmica, dentro de patamares de convivência. Isso precisa ser melhor estudado.”

Vale explicar que o caráter endêmico é aquele em que uma doença se manifesta continuadamente em determinadas regiões, fazendo com que a população conviva constantemente com a enfermidade. É o que acontece, em Pernambuco, com as arboviroses: dengue, zika e chikungunya.

Diante dessa possibilidade para covid-19, é preciso que as autoridades permaneçam sempre atentas em relação a novos casos da doença. “É preciso acompanhar, sem dúvidas, todos os dados do Grande Recife e de outras macrorregiões para, inclusive, tomar medidas diferentes, dependendo da situação epidemiológica de cada uma das localidades”, frisou Longo. 

5 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando o Presidente Jair Bolsonaro falou que era uma gripe e que mais de 70% da população seria infectada, eu não sou médico, mas desde esse dia já me despertou na consciência de que se é uma gripe, então todos vão ser infectados, é inevitável. Vamos torcer para que quem foi infectado, adquira os anticorpos e não volte a se infectar ou então que se descubra logo uma vacina a exemplo da gripe N1H1, onde se tem que tomar a vacina todos os anos, nos períodos em que o vírus se apresenta. Quando aparece uma gripe, uma virose desse tipo, é inevitável o contágio da população, pois essa zorra fica no ar, só se você se isolar completamente do mundo, não falar com ninguém e isso é simplesmente impossível. Então, que já se pense em cancelar o Carnaval do ano que vem e outras festas com grandes aglomerações e que atraem turistas estrangeiros, porque é aí que mora o perigo para a velocidade de contágio. Então, desde o início o Presidente está certo, o contágio é inevitável, o isolamento deve ser a priore para os grupos de riscos, com isso se diminui a taxa de letalidade, os do não grupo de risco devem continuar as suas atividades normais, não parando a economia. Pelo que ouvi na mídia as orientações da Drª Raiza de Porto Seguro, entendi que a doença COVID19 só se desenvolve após o 7º dia do contágio pelo CORONAVÍRUS, e, a doença só se desenvolverá em pessoas fragilizadas, principalmente naquelas onde os índices de vitaminas “C” “D” “B” e Zinco estão baixos, então, partindo desse princípio, os Governos, Federal, Estaduais e Municipais, devem suprir essas necessidades nas camadas mais pobres, nas Escolas Públicas, nas Creches, nos abrigos, enfim, fazer campanhas nos períodos prováveis de volta do vírus. Eu me lembro muito bem, lá pelos idos de 50 e 60, que nas Escolas eram distribuídas vitaminas de óleo de peixe para as crianças. Infelizmente, estão aproveitando a PANDEMIA para tirarem dividendos políticos e conspirarem contra o Governo Federal que foi legitimamente eleito pela maioria da população, mas o povo está cada vez mais consciente, esses políticos da chamada esquerda falam muito em Democracia, mas essa Democracia que eles falam é só para o povo, eles mesmos só pensam em Poder para tirarem proveito e escravizarem o Povo.

  2. Ouçam a Drª Raissa Soares sobre o CORONAVÍRUS. ENTREM NO GOOGLE. a fala dela é bastante interessante e clara, vamos deixar de politizar e vamos trabalhar, vamos salvar vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome