Secretaria de Saúde Petrolina descentraliza testes de Covid-19 a partir de hoje

por Carlos Britto // 31 de maio de 2021 às 08:40

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai descentralizar, a partir desta segunda-feira (31), a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19. O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho ficará exclusivo para exames Swab rápido (antígeno), sendo necessários notificação e encaminhamento para a realização dos mesmos. Já os testes rápidos (anticorpos) serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Para esses procedimentos, é necessário que um profissional de saúde da rede municipal faça a notificação. Se os sintomas estiverem entre o terceiro e sétimo dia, o paciente será encaminhado para a realização do teste no Centro de Convenções, mas se estiver com 10 dias de sintomas o exame será realizado na própria unidade de saúde onde será notificado. Essa medida se fez necessária para evitar o deslocamento dos pacientes e fazer o melhor acolhimento na própria rede de assistência do bairro onde reside ou que seja de referência.

Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, com esta medida será possível acolher sem demora e nem risco de deslocamento. “Após uma reunião, decidimos realizar essa descentralização da testagem, com isso, teremos mais polos realizando os testes, melhor assistência ao paciente sintomático e um acolhimento da equipe que o atende na rotina. Vale ressaltar ainda a necessidade de procurar um profissional para avaliar os sintomas e realizar o devido encaminhamento“, destacou.

Referência

Petrolina tornou-se referência na realização de testes para detecção da Covid-19, graças aos investimentos aplicados pela gestão municipal. A alta testagem tem detectado precocemente os casos suspeitos e/ou confirmados, possibilitando o isolamento e evitando a propagação do vírus. Ao todo, mais de 130 mil testes já foram realizados; destes, 27.604 tiveram o resultado positivo, e mais de 100 mil o resultado negativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários