Secretaria de Saúde distribuirá 12 mil preservativos durante Carnaval de Petrolina

por Carlos Britto // 09 de fevereiro de 2018 às 15:06

Carnaval também pode ser sinônimo de prevenção. É isso que a Secretaria de Saúde de Petrolina pretende fazer durante a folia, que começará neste sábado (10) e só terminará na próxima terça-feira (13). A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) prepara-se para orientar os foliões sobre sexo seguro, com a distribuição de preservativos feminino e masculino nos circuitos da festa.

Este ano serão distribuídos 12 mil preservativos durante o período do Carnaval. “É um momento de festa, de alegria, mas que deve ser aliado ao cuidado, que é usando o preservativo nas relações sexuais que se previnem as Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS e hepatites virais“, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A ação faz parte da agenda de mobilizações promovidas pelo CTA ao longo do ano. O órgão funciona realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais, que ficam prontos de 15 a 30 minutos. Caso o resultado seja positivo para alguma das infecções, a pessoa é encaminhada ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para iniciar o tratamento.

O CTA disponibiliza ainda a Profilaxia de Pós Exposição ao HIV (PEP). Esse procedimento consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, a exemplo de relação sexual sem o uso de camisinha. “Apesar de existir o PEP, é importante lembrar que ele não é um substituto do preservativo, é uma medida emergencial mediante a um comportamento de risco”, destaca Marlene.

Números

Segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2017 foram registrados quase 195 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Em Petrolina, no ano de 2017 foram registrados 115 casos de HIV. As informações são da assessoria da PMP.

Secretaria de Saúde distribuirá 12 mil preservativos durante Carnaval de Petrolina

  1. Pedralindense disse:

    ???????????????????????
    Que folia?
    Aquela na pracinha atrás da prefeitura?
    É só não passar por lá pra não atrapalhar os 12 foliões que ficam ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.