Secretaria de Saúde de Petrolina discute ações para reduzir casos de uso de anabolizantes

por Carlos Britto // 20 de setembro de 2010 às 20:51

musculosoO alto número de casos de adolescentes que fazem uso de anabolizantes em Petrolina levou o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, a trabalhar com estratégias de educação permanente envolvendo o assunto. O serviço já é realizado há alguns meses nas comunidades do município, através da equipe multiprofissional do próprio Núcleo e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são capacitados para trabalhar o tema com a população.

A coordenadora do NASF, Maria Thereza, explica que a ideia de trabalhar o assunto anabolizantes, surgiu depois de uma reunião feita com os agentes comunitários de saúde, que identificaram a situação como um dos problemas que mais estavam sendo registrados nas suas áreas de atuação.

Maria Thereza explica que esses produtos são substâncias na grande maioria nocivas ao corpo, principalmente os “falsos anabolizantes”, como o ADE (complexo vitamínico de uso exclusivamente veterinário) e o óleo mineral, que causam sérios danos e os jovens precisam receber essas informações através do diálogo.

Estatística – A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a partir de novembro o número de adolescentes e jovens que usam anabolizantes comecem a ser coletados nas comunidades e notificados, para que possam mensurar a dimensão do problema na cidade e a partir daí o NASF poderá elaborar um plano de ação, desenvolvendo atividades mais específicas.

Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários