Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta sobre desabastecimento de vacina BCG

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) está alertando os usuários sobre um provável desabastecimento de vacinas no município. Conforme Nota Informativa nº 15/2019 (DEIDT/SVS/MS), o Ministério da Saúde distribuiu aos Estados um quantitativo de apenas 68% da cota mensal da vacina BCG, prevista para julho. A situação se deve ao fato de que alguns lotes da vacina aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

As doses que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos Estados, conforme pedido realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Entretanto, há alguns meses o quantitativo não vem sendo fornecido em virtude do desabastecimento nacional.

A pasta municipal de Saúde ressalta ainda que não existe previsão de normalização no abastecimento da vacina BCG por parte do Ministério da Saúde e, consequentemente, pela Secretaria de Saúde da Bahia, responsável por receber e repassar a vacina aos municípios conforme solicitado pelas Secretarias de Saúde. A Sesau reforça ainda que o soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, permanece em desabastecimento nacional devido à suspensão da produção por parte do laboratório responsável.

As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento nas Unidades de Saúde Básicas de Saúde (UBSs) do município”, frisa a Sesau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome