Secretária de Saúde de Casa Nova entra na ‘briga’ e rebate discurso do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro

2

Depois do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB) rebater as declarações do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, vereador Alex Tanuri (PSL), que utilizou a tribuna da Casa Aprígio Duarte Filho para criticar a postura do gestor, agora é a vez da Secretária Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos se posicionar. Mostrando-se “indignada“, a secretária divulgou uma carta afirmando que o vereador Alex Tanuri “não conhece o SUS e nem a Constituição que jurou defender ao assumir o cargo“.

Na carta que foi enviada para o vereador, a Secretária critica a forma de pactuação, que segundo ela beneficia as cidades de Petrolina e Juazeiro e excluiu as cidades menores. “o modelo atual de pactuação, que criticamos duramente durante o ano em que estamos à frente da secretaria, acaba por favorecer aos municípios maiores, Petrolina e Juazeiro e representa, percentualmente, mais que o dobro das despesas no custo global de atendimento à saúde dos municípios menores“.

E afirma que Juazeiro e Petrolina acabam sendo devedores de Casa Nova. “Considerarmos o custo para Curaçá, Sobradinho, Remanso, Sento-Sé, Casa Nova e outros pactuados, a conclusão a que chegamos é que Juazeiro e Petrolina são nossos devedores. É a velha história dos mais pobres sustentando os mais ricos, aprofundando o fosso das diferenças sociais”.

Antes de assinar a carta à secretária aproveitou para cobrar de Alex Tanuri desculpas. “Melhor faria o senhor se viesse a público desculpar-se e comprometer-se com a melhoria da saúde em nossos municípios. Mostrou que é cego para tudo além de seu próprio umbigo” e faz uma provocação: “Mais proveito, para Juazeiro e para seu prefeito, seria se o senhor se propusesse unir toda região para arrancar do governo estadual e federal um novo pacto com aporte de recursos, novos equipamentos e mais profissionais, capaz de superar nossas dificuldades e dar atendimento digno à população de todos os municípios“. (Foto/Divulgação)

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria melhor que a secretária, em vez de palavras, mostrasse quanto recebe de repasse da Uniao para a saúde cada um dos municípios citados. Só assim a sociedade pode ter uma noção de quem pode estar com a melhor razão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

onze + 4 =