ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna da Folha: Derrota provoca descaso em Parnamirim

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução vídeo WhatsApp Blog

A suspensão de serviços essenciais, como a coleta de lixo, por parte do prefeito Ferdinando Carvalho, o Nininho, após sua derrota nas eleições de 2024 em Parnamirim (Sertão Central), evidencia o uso do cargo público como ferramenta de retaliação política, diz a oposição local. A cidade, que agora enfrenta ruas tomadas por lixo e resíduos, tem se organizado por meio de mutirões liderados por apoiadores do prefeito eleito Múcio Angelim, para amenizar o caos instaurado. Cidadãos afirmam que a postura de abandono da administração, por parte do atual gestor, reflete o impacto que a descontinuidade política pode ter diretamente na vida da população. Com 55,11% dos votos, Múcio Angelim assumirá, em janeiro de 2025, os destinos de Parnamirim depois de […]

Presidente da Alepe diz que cumprirá decisão do STF sobre reeleição da Mesa

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2024 às 06:40

Foto: Amaro Lima/Alepe

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), disse ter recebido “com tranquilidade” a notícia da medida cautelar concedida nessa terça-feira (22) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ,Flávio Dino, acerca da antecipação da reeleição da Mesa Diretora. Porto deixa claro que a decisão será acatada e reitera que deliberação judicial não deve ser enfrentada, mas cumprida. A medida cautelar atende a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao STF. A decisão suspende a aplicação da Resolução Alepe nº 1.936/2023, e, consequentemente, a eleição antecipada da Mesa Diretora da casa legislativa para o biênio 2025/26. Porto afirmou que, em atenção à determinação da decisão judicial, uma nova eleição será convocada […]

Único eleito do PL na Câmara de Petrolina, Diego Serra promete “oposição moderada”

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 19:06

Foto: Blog do Carlos Britto

Único vereador eleito pelo Partido Liberal (PL) para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Petrolina, o conservador Diego Serra promete uma “oposição moderada” ao segundo governo do prefeito Simão Durando (UB). A declaração foi dada em entrevista ao Blog, nesta terça-feira (22). “Seremos uma voz da direita que vai representar uma oposição propositiva, que venha a somar, a corrigir os rumos de Petrolina, para que o atual gestor que está à frente da prefeitura possa fazer seu trabalho”, ressaltou. Segundo Serra, assim como o povo petrolinense sempre espera um gestor melhor que o outro no Executivo, o mesmo também acontece com o Legislativo. “Da mesma maneira que a população quer um Executivo melhor, ela quer uma Câmara Municipal mais […]

Em Brasília, Simão e Fernando Filho discutem duplicação da BR-235 com gestor do DNIT

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 18:40

Foto: divulgação

Em agenda na capital federal, nesta terça-feira (22), o prefeito Simão Durando fez uma visita técnica à sede do DNIT. O gestor estava acompanhado pelo deputado federal Fernando Filho para tratar de ações e obras voltadas para a infraestrutura e mobilidade urbana de Petrolina. O prefeito e o parlamentar foram recebidos pelo diretor-geral do órgão, Fabrício Galvão. Simão levou algumas demandas. A principal delas foi a solicitação para duplicar a BR-235, trecho que liga o aeroporto aos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Outra ponto importante da visita foi a entrega, pelo gestor petrolinense, do projeto de iluminação da BR-407. A via, que está sendo duplicada, é um dos principais eixos de transporte do Estado, ligando Petrolina a diversos […]

Projeto prevê multas para empresas coniventes com prostituição e tráfico de pessoas

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 17:54

Foto: Roque de Sá/Agência Senado – Ilustrativa – Arquivo Blog

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê punições severas para empresas que facilitam ou permitem a prostituição e o tráfico de pessoas. O texto, que ainda precisa passar pelo Senado, estabelece multas de R$ 60 mil para empresas que contribuam de qualquer forma com a prostituição, e de R$ 100 mil para aquelas que facilitam o tráfico de pessoas com fins de exploração sexual. Além das multas, o projeto prevê que, em caso de reincidência, as deliberações serão dobradas. Os infratores também ficarão impedidos de firmar contratos com o poder público, participar de licitações e receber isenções tributárias. O projeto altera o Código Penal, determinando a […]

Após derrota nas urnas, prefeito de Parnamirim suspende serviços essenciais, dizem moradores

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 15:30

Foto: Reprodução vídeo WhatsApp Blog

Após a derrota nas eleições municipais de 2024, o prefeito de Parnamirim, Nininho Carvalho, suspendeu serviços essenciais como coleta de lixo, segundo leitores enviaram, deixando a cidade em um estado crítico. A atitude gerou revolta na população, que agora enfrenta ruas tomadas pelo lixo e acúmulo de resíduos em diversas áreas públicas. Diante dessa situação, apoiadores do prefeito eleito, Múcio Angelim, que venceu no primeiro turno com 55,11% dos votos, organizaram mutirões para realizar a limpeza da cidade. Os voluntários estão recolhendo o lixo nos bairros e escolas, enquanto criticam a atitude do atual gestor, que teria abandonado a administração após a derrota. O Blog deixa o espaço aberto para a administração pública de manifestar.

Deputados da Alepe debatem promessas de obras hídricas no Sertão, Agreste e RMR

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 14:32

Fotos: Amaro Lima/Alepe

O Programa ‘Águas de Pernambuco’, lançado pelo Governo do Estado na última semana, voltou a ser tema de debates na Alepe. Na reunião plenária desta segunda (21), parlamentares foram à tribuna para elogiar e também criticar a iniciativa, que prevê investimentos de R$ 6,1 bilhões em ações de segurança hídrica e saneamento básico nos próximos anos. Entre os deputados que comemoraram o anúncio está Nino de Enoque (PL), que parabenizou a governadora Raquel Lyra pela inclusão da barragem do Engenho Pereira no programa. O parlamentar afirmou que a população das cidades de Moreno e Jaboatão dos Guararapes (ambas na Região Metropolitana do Recife) luta há mais de dez anos pela retomada da obra, destinada a conter a água das chuvas. […]

Sessão plenária na Câmara de Petrolina é encerrada com menos de 25 minutos

por Antonio Carlos Miranda // 22 de outubro de 2024 às 13:00

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Durou menos de 25 minutos a sessão plenária da Câmara Municipal de Petrolina nesta terça-feira (22). Na pauta de votação havia apenas três projetos de Decreto Legislativo, de autoria dos vereadores, e nenhum do Executivo. Após aprovação das indicações e requerimentos, o presidente em exercício da Mesa Diretora, vereador Manoel da Acosap (UB), colocou as matérias para serem analisadas, mas logo depois as retirou da pauta, colocando-as para a próxima sessão. Isso porque, para serem votados hoje, os projetos de Decreto Legislativo precisam de quórum qualificado – ou seja, no mínimo 16 vereadores. Como não havia essa quantidade em plenário, Manoel da Acosap decidiu por protelar os projetos e, em seguida, deu por encerrada a sessão.

Progressistas fazem balanço das eleições e comemoram resultado em Pernambuco

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 12:30

Foto: Ascom

O Partido Progressistas (PP) se reuniu para avaliar os resultados das Eleições 2024 em Pernambuco, sob a liderança do deputado federal Eduardo da Fonte e seu vice, Lula da Fonte. Durante o encontro, foi celebrado o apoio de mais de 1 milhão de eleitores, com 538.306 votos para prefeitos e 472.417 para vereadores. A legenda se consolida como uma das principais forças políticas do Estado, mirando nas eleições de 2026. O evento contou com a presença de toda a bancada estadual do PP, destacando a relevância da legenda em Pernambuco.

Alepe diz não ter sido notificada sobre ADI questionando antecipação de reeleição da Mesa

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 08:40

Foto: Bruno Laprovítera/arquivo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) manifestou-se sobre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Resolução da Alepe de nº 1.936/2023, que permitiu a reeleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. De acordo com a assessoria, a presidência da Casa de Joaquim Nabuco ainda não foi notificada sobre a ADI e foi informada da ADI pela imprensa, mas que recebe o questionamento da PGR “com tranquilidade”. Quando for notificada e tomar ciência da ação, A Alepe irá se posicionar e tomar as medidas cabíveis. Ressalta também que qualquer decisão tomada pelo STF será acatada, uma vez que deliberação judicial não deve ser enfrentada, mas cumprida. Por […]

Projeto ‘Alepe Cuida’ chegará a Araripina em novembro

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 07:50

Foto: Reprodução

O município de Araripina, no Sertão do Araripe, receberá o projeto “Alepe Cuida” nos dias 27 e 28 de novembro, após solicitação da deputada estadual Socorro Pimentel (UB). A ação, promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), oferecerá serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania na AEDA, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A deputada destacou a importância da iniciativa, realizada em parceria com o prefeito Raimundo Pimentel, que fornecerá suporte logístico para o evento. A população poderá realizar o agendamento de consultas e exames por meio dos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. As especialidades e serviços disponíveis serão divulgados ainda esta semana.

Coluna da Folha: Uma nova era em Nazaré da Mata

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2024 às 07:00

Foto: Ilustrativa da internet

A eleição de Aninha da Ferbom (PSDB) à prefeitura de Nazaré da Mata, na Mata Norte, não foi apenas uma vitória eleitoral, mas um marco histórico que mexeu com os rumos da política local. Ao lado de Rostand Negromonte, a chapa venceu com a maior diferença de votos já registrada no município, refletindo o desejo por uma mudança definitiva. Aninha, primeira mulher a assumir o comando da cidade, combina sua proximidade com o povo e o carisma pessoal com a força política de Rostand, que há anos expunha as falhas da gestão anterior. Agora, com a missão de “colocar a casa em ordem”, a prefeita eleita já iniciou articulações com vereadores, formando uma base sólida que será fundamental para viabilizar […]


Últimos Comentários