ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador Paulo Câmara discute plano de ação para enfrentamento à microcefalia

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 09:00

Diante do aumento dos casos de microcefalia em Pernambuco, o governador Paulo Câmara reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, com integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa (Alepe). Na pauta, a necessidade da elaboração de um plano de ação para definir um diagnóstico preciso da situação e da determinação de mecanismos de combate às causas da síndrome. Para Câmara, esse é um momento de união e o debate deve ser ampliado para todas as esferas, pois a questão não é apenas regional. “Nós precisamos de um plano de ação em conjunto. Hoje, nós somos o único Estado que já tem um fluxo definido e um mapeamento dos casos. Temos que […]

Belém do São Francisco: Nova legenda movimenta cenário político local

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 08:40

Em Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, o cenário político-eleitoral deverá ter novidades para as eleições de 2016. Um novo grupo político começa a se formar através de um novo partido: o Solidariedade. Com o lema de “mudança para Belém”, o presidente municipal da legenda, José de Lima Pires, conhecido por ‘Zé de Jorge’, já deu início ao processo de filiação dos simpatizantes e correligionários.

Defeito em transformador causa constantes quedas de energia no Jardim Maravilha e deixa moradores revoltados

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 08:00

Os comunitários da Rua Terra Nova, no bairro Jardim Maravilha, zona oeste de Petrolina, andam revoltados por conta das constantes quedas de energia ocasionadas – segundo eles – por um transformador com defeito num poste da rua. Os comunitários informaram que o problema já persiste há um ano e até o momento a Celpe não teria ido ao local para verificar e fazer os devidos reparos no equipamento. O transformador defeituoso fica num poste em frente ao n° 463. Eles relatam que o problema piorou nos últimos dias, principalmente no período da noite, deixando todos aborrecidos devido ao intenso calor e as incômodas muriçocas, entre outros transtornos. Com a palavra, a Celpe. (foto/divulgação)

Em ato contra flexibilização do Estatuto do Desarmamento, FBC acredita que mudanças “não passarão” no Congresso

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 07:29

Um dos presentes ao movimento suprapartidário em defesa do estatuto do desarmamento, iniciado ontem (23) num ato realizado no Palácio do Campo das Princesas coordenado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) disse que dificilmente as propostas de mudança na legislação, flexibilizando o estatuto, passarão no Congresso. “O que está sendo realizado aqui terá repercussão nacional, irá se multiplicar por vários estados. Paulo Câmara hoje chama a atenção do Brasil para um tema que não é fácil, liderando uma bandeira para preservar a paz, a esperança e a solidariedade da sociedade brasileira“, disse FBC. Uma das principais alterações é a redução do porte de arma, de 25 para 21 anos. A solenidade reuniu ontem […]

Julianeli Tolentino e Telio Nobre são reeleitos para reitoria da Univasf

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 07:06

A chapa encabeçada por Julianeli Tolentino e Telio Nobre Leite, ‘Fortalecendo Ações Plurais e Democráticas’, venceu as eleições para a reitoria da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf). A chapa obteve mais de 53% de votos válidos da comunidade acadêmica. Com esse resultado, não haverá segundo turno. Julianeli e Telio foram reeleitos para mais quatro anos à frente da instituição.

Cabrobó: Sindicalista Antônio de Nestor anuncia rompimento com ex-prefeito Eudes Caldas

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 06:20

As mudanças no cenário político começam a acontecer na mesma velocidade com que se aproximam as eleições 2016. Em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, o ex-candidato a prefeito, o sindicalista Antonio de Nestor, é mais um a protagonizar um capítulo na novela política. Segundo informações, o mesmo estaria ensaiando uma reaproximação com o seu primo, o ex-prefeito Eudes Caldas, mas mudou de ideia e agora decidiu anunciar o rompimento. Boatos dão conta que Antonio de Nestor retiraria sua candidatura e apoiaria Caldas. No entanto, o discurso agora é outro. E quem não abre mão de ser o candidato das oposições é o próprio Antonio de Nestor. Em encontros recentes, ele teria anunciado o rompimento e disse ainda que com isso não está se […]

‘Expedição da cidadania’ levará serviços da Justiça à população carente de Itacuruba e Belém do São Francisco

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 21:04

Serviços básicos do Judiciário serão levados à população de Itacuruba e Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, através do projeto social ‘Expedição da Cidadania’. Em Itacuruba, o atendimento acontecerá nesta quarta (25). Já em Belém, acontecerá na quinta-feira (26). O projeto é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e tem como objetivo levar direitos e serviços essenciais à regiões carentes e isoladas, permitindo à população local reivindicar demandas judiciais e previdenciárias, além de promover atendimento médico e odontológico especializado. De acordo com o coordenador desta edição, juiz federal João Paulo Pirôpo, a expedição busca tornar efetivo o direito à cidadania, além de proporcionar serviços essenciais às populações ribeirinhas atendidas. “Nosso objetivo é garantir o acesso de comunidades isoladas ao […]

HDM/Imip utiliza práticas de humanização para bebês prematuros com baixo peso

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 20:00

A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal do Hospital Dom Malan (HDM/Imip), em Petrolina, emprega técnicas para melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse dos recém-nascidos internos, mostrando que com cuidados diferenciados é possível viver melhor no hospital.

Pernambuco realizará 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 19:31

Políticas públicas voltadas para pessoas com necessidades especiais começaram a ser debatidas nesta segunda (23) e prosseguirão até esta terça-feira (24), durante a 5ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), acontece no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, na Guabiraba, no Recife. Cerca de 200 pessoas, entre delegados vindos de 33 municípios do Estado, representantes de prefeituras municipais, entidades e ONGs com atuação no segmento participam do evento, aberto pelo secretário Isaltino Nascimento, que representou o governador Paulo Câmara. Da […]

Moradores da Vila Eduardo criticam prática de equilibristas em fita

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 18:01

Uma prática conhecida por slackline, esporte em que uma pessoa tenta se equilibrar e realizar manobras em cima de uma fita semelhante às utilizadas pelos equilibristas em números de circo, vem dando o que falar na Vila Eduardo, zona leste de Petrolina. Desde que chegou ao país, essa prática tem conquistado cada vez mais espaço nos parques e praças. É aí onde reside o problema. Segundo um leitor do Blog, alguns adeptos do slackline no bairro estão utilizando o espaço da quadra de esportes do bairro (próximo ao posto Catavento e por trás da Vila dos Sargentos, nas imediações da Clínica dos Rins), que é utilizado por crianças e jovens até por volta das 22h. A preocupação, explica o leitor, […]

Retrato do abandono

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 17:33

No bairro Dom Avelar, zona norte de Petrolina, a estátua do saudoso Dom Avelar Brandão Vilela (um dos bispos diocesanos do município) está entregue ao vandalismo. O símbolo já foi quase todo destruído por esses verdadeiros marginais, para a revolta dos católicos que moram na comunidade. Muitos dizem, inclusive, que o retrato da estátua não é muito diferente de como o bairro se encontra. Ou seja, entregue ao esquecimento. Haja bronca.

Após reclamações, Prefeitura diz que enviará equipe ao bairro Palhinhas para realizar serviços de melhorias na comunidade

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2015 às 17:02

Após matéria publicada ontem (22) por este Blog, na qual moradores do bairro Palhinhas, área central de Petrolina, reclamavam da falta de ações da prefeitura na comunidade, a assessoria da Secretaria de Infraestrutura enviou nota de esclarecimento. Conforme a nota, uma equipe será encaminhada ao bairro para recolher o lixo do canal. Já em relação à operação tapa-buracos e  à limpeza em geral, a secretaria informou que irá colocar o bairro na programação. (foto/divulgação)


Últimos Comentários