ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa ordena recolhimento de suplementos alimentares de empresa

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2026 às 14:50

Foto: Reprodução/Internet

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (13), a Resolução (RE) 574/2026 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou o recolhimento de todos os produtos fabricados pela empresa I-Capsulas Indústria de Suplementos Alimentares Ltda. A medida também estabelece a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e consumo. Em inspeção sanitária realizada entre os dias 9 e 11 de fevereiro, foi constatado que a empresa não atende às Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, utiliza estabelecimento não licenciado para realizar essas atividades e não produz alimentos regularizados pela vigilância sanitária. Além disso, a empresa realiza práticas fraudulentas com fabricação de produtos que apresentam composição diferente das informações da rotulagem, não garante rastreabilidade de seus produtos e das […]

Artigo da Leitora: “O desafio invisível de ingressar no mercado de trabalho como enfermeira”

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2026 às 12:15

Neste artigo, a leitora Isla Santos relata os desafios enfrentados por enfermeiras recém-formadas para ingressar no mercado de trabalho, mesmo em regiões com hospitais e unidades de saúde. Ela destaca que a exigência de experiência mínima, aliada à escassez de oportunidades e à percepção de interferências políticas nos processos seletivos, tem dificultado a conquista do primeiro emprego. O texto é um convite à reflexão sobre a valorização dos profissionais iniciantes e a necessidade de políticas que ampliem as chances de inserção na área da Enfermagem. Confiram: Formar-se em Enfermagem deveria ser o ponto de partida para uma carreira dedicada ao cuidado e à promoção da saúde. No entanto, para muitas enfermeiras recém-formadas, o diploma não abre portas — ele escancara […]

Suspeitos de 3 homicídios em cidade do Interior da BA são presos pela polícia

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2026 às 10:56

Foto: Ascom PCBA/divulgação

Dois homens foram presos pela Polícia Civil da Bahia (PCBA) entre a noite de quinta (12) e a madrugada de sexta-feira (13), em Irecê e João Dourado (Interior do Estado), suspeitos de participação em três homicídios ocorridos no município de São Gabriel, próximo às duas cidades. A dupla também é investigada por envolvimento em um quarto assassinato registrado na mesma cidade. As investigações apontam que os presos são os responsáveis pelas mortes de Ailando de Jesus Bonfim, ocorrida no dia 10 de janeiro último, no povoado de Caroazal; Ruan Augusto da Gama, morto em 29 de janeiro, no Centro da cidade; e Francisco Maximiano de Souza, 48 anos, assassinado na última terça-feira (11) no bairro Mansambão. Todos os crimes foram […]

Motociclista morre em acidente no Perímetro Maria Tereza

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2026 às 10:34

Foto: WhatsApp/divulgação

Um homem morreu na noite de ontem (13) na estrada de acesso à Área 18 do Perímetro irrigado Maria Tereza (KM-25). De acordo com as primeiras informações, ele conduzia uma moto e se envolveu em um acidente com um carro de passeio. Populares que chegaram primeiro ao local contaram que o condutor do carro sofreu apenas um leve ferimento no braço. Informações extraoficiais dão conta de que o condutor da moto estaria com o farol desligado. O fato deverá ser investigado pelas autoridades competentes.

Artigo do Leitor: “Coldplay foi ano passado, Itumbiara é hoje a a lição é a mesma”

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 21:00

Neste novo artigo, o colaborador Rivenilo Liberalino reflete sobre as consequências profundas da traição e a forma como ela tem sido banalizada na sociedade contemporânea. Partindo de episódios recentes que ganharam repercussão pública, ele argumenta que a infidelidade não é apenas um erro íntimo, mas uma ruptura que pode provocar danos emocionais duradouros e desestruturar famílias. O texto propõe uma reflexão sobre compromisso, responsabilidade emocional e o valor da confiança nas relações humanas. Confiram: Ano passado, o mundo assistiu, em um show do Coldplay, a uma cena que viralizou como se fosse romance. Um casal abraçado, sorrindo, se tocando com a naturalidade de quem se sente protegido pela multidão, pela música, pela noite. Um momento que, para muitos, pareceu apenas […]

IFSertãoPE abre inscrições para cursos gratuitos de Inglês e Espanhol em Petrolina

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 19:34

Foto: Ascom IFSertãoPE/Zona Rural divulgação

O Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês Básico (Níveis I e IV) e Espanhol Básico (Nível II). As capacitações são voltadas para estudantes e comunidade em geral que desejam desenvolver habilidades em língua estrangeira. O curso de Inglês Básico Nível IV oferece 11 vagas e é destinado exclusivamente a estudantes que foram aprovados no curso Inglês Básico Nível III, conforme edital anterior do campus. Já o curso de Espanhol Básico Nível II também conta com carga horária de 60 horas e tem como objetivo ampliar a compreensão e a expressão oral e escrita dos participantes. Estão disponíveis 15 vagas, sendo […]

Operação noturna do tapa-buracos em Petrolina busca melhorar mobilidade

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 19:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

Para garantir mais segurança viária e melhores condições de trafegabilidade nas áreas de maior fluxo de veículos, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, iniciou uma nova etapa da Operação Tapa-Buracos nas vias e que recebem grande movimentação no Centro da cidade. As equipes estão atuando na Avenida Souza Filho, Rua Pacífico da Luz, Avenida Fernando Menezes de Góes, no cruzamento entre essas duas vias, além das Ruas Barão do Rio Branco e das Laranjeiras. Os trechos contemplados foram definidos a partir de vistorias técnicas, que identificaram desgastes no pavimento e pontos com necessidade de intervenção imediata. Os serviços incluem a recomposição da base do solo, aplicação de massa asfáltica, compactação mecânica e […]

UPAE Petrolina solicita atualização de dados para evitar perda de consultas

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 18:00

Foto: Ascom

A UPAE Petrolina está alertando os usuários sobre a importância de manter os dados cadastrais atualizados, especialmente o número de telefone, para garantir a confirmação de consultas, cirurgias e exames. De acordo com a unidade, a confirmação dos atendimentos é realizada por meio de ligação telefônica. Quando o telefone está desatualizado, a equipe não consegue entrar em contato com o paciente, o que pode resultar na perda do atendimento agendado. Como atualizar o telefone Os usuários que mudaram o número de contato podem fazer a atualização de forma simples e rápida, por meio dos seguintes telefones: (87) 3866-9604 ou (87) 3866-9606. A unidade reforça que manter o cadastro atualizado é essencial para a organização dos serviços e para garantir que […]

Feiras livres de Petrolina funcionarão normalmente durante o Carnaval

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 16:00

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SEDRU arquivo

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) de Petrolina, informou que as feiras livres do município funcionarão normalmente durante o período de Carnaval. No sábado (13), as feiras dos bairros Areia Branca e Cohab Massangano estarão abertas das 5h às 17h. Já no domingo (14), funcionarão normalmente, também das 5h às 17h, as feiras da Areia Branca, Jardim Maravilha (Ouro Preto), São Gonçalo, João de Deus, Nova Descoberta e Izacolândia. Na segunda-feira (15), a feira acontece no bairro José e Maria. O funcionamento será das 5h às 20h. A gestão municipal reforça que os espaços estarão preparados para receber feirantes, consumidores e visitantes durante o período festivo.

Prefeitura divulga esquema especial de transporte para Carnaval em Petrolina

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 13:30

Foto: Ascom PMP/AMMPLA arquivo divulgação

A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), divulgou o esquema especial de transporte para garantir o retorno seguro dos foliões durante o Carnaval na cidade. A programação começa neste sábado (14) e segue até a terça-feira (17), com opções de transporte coletivo, táxis e mototáxis. Durante o período carnavalesco, os chamados “corujões” – ônibus em horário especial – irão circular da meia-noite às 4h da manhã. Ao todo, quatro veículos estarão em operação. Os pontos de embarque e desembarque ficarão nas imediações do Banco Itaú e do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. A tarifa permanece no valor atual de R$ 5. Além dos ônibus, haverá pontos fixos para táxis e mototáxis. Os táxis ficarão concentrados na Avenida Guararapes, próximo à loja Americanas. […]

Sobradinho conquisa Selo Ouro de compromisso com alfabetização

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 11:00

Fotoarte: PMS/divulgação

Sobradinho (Norte da Bahia) conquistou a categoria Ouro do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2025 – reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC) aos Estados e municípios que se destacam na garantia do direito à alfabetização das crianças brasileiras. O resultado divulgado pelo MEC, nesta semana, evidencia o fortalecimento das políticas de alfabetização desenvolvidas pela gestão municipal, um compromisso da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, que tem investido fortemente na educação infantil. “Muito feliz e honrado pela condecoração com o Selo Ouro em alfabetização para nosso município. Esse reconhecimento, pelo governo federal, comprova mais uma vez a excelência do trabalho de nossos profissionais da educação. Por isso, parabenizo toda nossa equipe em nome da nossa Secretária Ducilene, uma […]

Vândalos depredam poste na Vila Eulália

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 10:00

Foto: WhatsApp/divulgação

O vandalismo não dá trégua em Petrolina. Desta vez o alvo foi a comunidade da Vila Eulália, zona norte da cidade. Informações dão conta de que a prefeitura iniciou uma obra em uma área do bairro e já tinha solicitado a implantação de energia no local, mas os vândalos depredaram o poste. “Esses vagabundos quebraram para que não perdessem o espaço do lixão que criaram”, desabafou um morador. Fica o alerta às autoridades competentes.


Últimos Comentários