ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exposição itinerante chega ao EACC da Univasf em Petrolina

por Carlos Britto // 15 de maio de 2026 às 12:12

Foto: UFPE/arquivo

Nem plantas, nem animais. Presentes no solo, nos alimentos, na natureza e até no nosso cotidiano sem que muita gente perceba, os fungos serão os grandes protagonistas de uma experiência científica e educativa que chega a Petrolina neste mês de maio. O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) – equipamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – receberá entre os dias 19 e 22 de maio o projeto “Do Litoral ao Sertão: Museu Itinerante da Micologia Pernambucana (MIMPE)”, iniciativa que busca aproximar a população do fascinante universo dos fungos por meio de uma exposição interativa, acessível e voltada para públicos de diferentes idades. Esse projeto é idealizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Micoteca […]

Parceria fortalece formação em primeiros socorros nas escolas de Paulo Afonso

por Carlos Britto // 15 de maio de 2026 às 10:58

Foto: Gabriel Gonçalves/NTE 24

Professores, gestores e funcionários de escolas estaduais do Bairro Tancredo Neves, no município de Paulo Afonso (Norte da Bahia), participaram de uma capacitação sobre a Lei Lucas, que torna obrigatória a formação em noções básicas de primeiros socorros nas unidades de ensino. A atividade foi realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Quitéria Maria de Jesus, que sediou o encontro promovido em parceria entre o Núcleo Territorial de Educação de Itaparica (NTE 24) e o 15º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia. A formação reuniu profissionais do Quitéria Maria de Jesus e do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Itaparica II Wilson Pereira e incluiu, também, estudantes líderes de classe, representantes de grêmios estudantis e agências de notícias estudantis. A […]

Adab e Bahiater capacitam agentes multiplicadores em Juazeiro

por Carlos Britto // 15 de maio de 2026 às 09:58

Foto: Ascom Adab/divulgação

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) realizaram nos dias 6 e 7 de maio, em Juazeiro, a terceira capacitação de agentes multiplicadores Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A atividade integra uma sequência de treinamentos iniciada em Irecê e direcionada aos profissionais que atuam no acompanhamento de produtores rurais no Interior baiano. A programação ocorreu no Território Sertão do São Francisco. As atividades teóricas foram realizadas no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), enquanto a parte prática aconteceu no Centro de Formação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), instituição reconhecida pelo trabalho desenvolvido junto à agricultura familiar no semiárido. Ao longo dos […]

Maio Amarelo: PRF realiza palestras educativas em Campo Formoso e Jequié

por Carlos Britto // 15 de maio de 2026 às 08:36

Foto: PRF/divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nessa quinta-feira (14) duas ações de educação para o trânsito, como parte das ações do movimento Maio Amarelo na Bahia. A iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito e a preservação de vidas. Em Campo Formoso (Norte do Estado), a atividade foi realizada em uma empresa do setor de mineração/meio ambiente e reuniu aproximadamente 49 participantes. Já em Jequié o evento aconteceu em uma empresa que opera linhas de ônibus e alcançou 19 pessoas. Durante as exposições foram abordados temas como direção defensiva, respeito às leis de trânsito, riscos do uso do celular ao volante e as principais causas de sinistros nas rodovias.

Tiros em via pública assustam moradores no José e Maria

por Carlos Britto // 15 de maio de 2026 às 07:59

Foto: WhatsApp/divulgação

Moradores do Bairro José e Maria, Zona Norte de Petrolina, passaram por momentos de susto na noite de ontem (14), após ouvirem vários disparos de arma de fogo efetuados em uma via pública da comunidade. As informações ainda são superficiais, mas testemunhas contaram que o fato ocorreu na praça velha e envolveu uma mulher como a possível autora dos tiros. Na tentativa de se protegerem, muitas pessoas correram para dentro de suas casas e estabelecimentos das imediações. A Polícia Militar (PM) foi acionada ao local e isolou a área. Até o momento não há mais detalhes sobre o fato.

Comunidade da Família promoverá evento gospel em Petrolina

por Carlos Britto // 14 de maio de 2026 às 21:35

Foto: Divulgação

A Comunidade da Família promoverá nos dias 5 e 6 de junho deste ano a 4ª edição da Conferência ‘Renovo’, em Petrolina. O evento promete reunir momentos de fé, adoração, louvor e ministrações voltadas para renovação espiritual. A programação contará com a presença de nomes conhecidos do cenário gospel, entre eles a GET Worship, Lukas Agustinho, Mariana Valadão, Felippe Valadão, Lucas Bezalel, MC WJ, além dos pastores Marcos Morais e Manoelly Morais. Segundo a organização, haverá estacionamento privativo, praça de alimentação e espaço kids para receber as famílias participantes. A conferência será realizada na sede da Comunidade da Família, localizada na BR-235, nº 409, no bairro Portal da Cidade. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) […]

Univasf sediará simpósios sobre doenças infecciosas e saúde pública em Juazeiro

por Carlos Britto // 14 de maio de 2026 às 20:10

Campus da Univasf em Juazeiro-BA. Foto: Divulgação – arquivo Blog

O Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará, entre os dias 6 e 8 de agosto, a Semana de Ciência e Tecnologia para o Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente. O evento acontecerá no Auditório Multieventos da instituição, em Juazeiro (BA). A programação reunirá o 1º Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e o 3º Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com participação de pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil de diversas regiões do país. Os encontros irão discutir temas relacionados aos determinantes sociais da saúde, doenças negligenciadas, arboviroses, vigilância em saúde, mudanças climáticas, desigualdades sociais e fortalecimento do SUS. O vice-coordenador do evento, Rodrigo Feliciano, destacou a importância da iniciativa para a […]

UBS Alto da Maravilha realizará ação voltada à saúde da mulher

por Karyne Ramos // 14 de maio de 2026 às 16:58

Foto: PMJ

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) realizará, no sábado (16), uma ação especial voltada à promoção da saúde da mulher na UBS do Alto da Maravilha. A programação terá início às 7h30 e oferecerá diversos serviços gratuitos de prevenção, acolhimento e cuidados com a saúde feminina. Durante a ação, serão realizados exames preventivos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações em saúde e distribuição de kits de prevenção com preservativos, lubrificantes e materiais informativos. Também estarão disponíveis vacinação, consultas médicas, atendimento odontológico e orientações sobre planejamento familiar. Segundo a Sesau, as participantes ainda serão recebidas com um café da manhã especial, promovendo um momento de cuidado e integração entre as mulheres da […]

Salgueiro poderá receber terminal de combustíveis da Petrobras

por Karyne Ramos // 14 de maio de 2026 às 15:30

Foto: Petrobras

A Petrobras estuda a possibilidade de instalar um terminal de combustíveis em Salgueiro (PE). A iniciativa pode gerar forte impacto econômico para o município e toda a região. Segundo informações divulgadas pelo portal Movimento Econômico, a estatal realiza estudos para ampliar a distribuição da produção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) em direção à região do Matopiba, área que engloba o oeste da Bahia, parte do Tocantins e o sul do Piauí e Maranhão, considerada uma das maiores produtoras de grãos do país e grande consumidora de diesel. Salgueiro aparece como ponto estratégico por estar localizado no centro da Ferrovia Transnordestina e, futuramente, ter ligação direta com o Porto de Suape e a refinaria pernambucana. A Petrobras também anunciou investimento […]

TCE-PE promoverá na próxima semana Semiário sobre Gestão de Resíduos Sólidos

por Carlos Britto // 14 de maio de 2026 às 14:00

Fotoarte: TCE-PE/GEJO

O TCE-PE irá realizar na próxima semana (dias 20 e 21 de maio) o Seminário Internacional sobre ‘Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos: da destinação à transformação’. As inscrições ocorrem até 19 de maio. O evento ocorrerá na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), com o apoio da Atricon, do Instituto Rui Barbosa e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP). O evento tem como objetivo promover uma discussão aprofundada sobre a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos, abordando seus principais aspectos. O público-alvo é formado por gestores, técnicos e servidores dos municípios pernambucanos. Durante os dois dias, haverá palestras e painéis abordando temas como economia circular, educação ambiental e linhas de financiamento para coleta seletiva, entre outros. “A […]

Homem foge e abandona mais de 1,5 kg de cocaína no Jardim Petrópolis

por Karyne Ramos // 14 de maio de 2026 às 11:30

Foto: Ascom PMPE

Mais de 1,5 kg de cocaína foram apreendidos na noite desta quarta-feira (13), no bairro Jardim Petrópolis, em Petrolina. Segundo informações da Polícia Militar, a apreensão aconteceu após um homem levantar suspeitas durante uma abordagem. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele fugiu em direção a uma área de mata e abandonou uma sacola com drogas. Dentro da bolsa foi encontrado aproximadamente 1,53 kg de cocaína, além de pequenas quantidades de crack e maconha prontas para consumo. O suspeito conseguiu escapar e não foi localizado até o momento. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.

Itacuruba recebe kit do Governo de PE para fortalecer Casa das Juventudes

por Carlos Britto // 14 de maio de 2026 às 11:00

Foto: divulgação

Itacuruba (PE), no Sertão de Itaparica, recebeu do Governo de Pernambuco um kit de equipagem destinado à Casa das Juventudes, medida que deve reforçar a estrutura de atendimento e ampliar as ações voltadas aos jovens da cidade. A entrega representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas de juventude no município, que já conta com a atuação do Conselho Municipal das Juventudes como instrumento de articulação e acompanhamento das iniciativas direcionadas ao setor. Os equipamentos serão utilizados para modernizar o espaço e garantir melhores condições para a realização de atividades educativas, culturais, profissionalizantes e de inclusão digital. A expectativa da gestão é de ampliar o alcance dos projetos desenvolvidos pela Casa das Juventudes, oferecendo um ambiente mais adequado para […]


Últimos Comentários