Saúde doente: Em Nova Descoberta, unidade sofre com falta de medicamentos e banheiro vira depósito de lixo hospitalar

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2013 às 08:20

lixo hospitalar Nova DescobertaNos quase 115 quilômetros de estrada percorrida na última sexta-feira (18) pelo interior de Petrolina, acompanhando um grupo de vereadores da Casa Plínio Amorim para verificar as condições dos postos de saúde, a reportagem do Blog chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) no povoado de Nova Descoberta. No local o cenário encontrado foi deprimente.

Para começar, o banheiro do posto – o qual deveria ter outro tipo de utilidade – está interditado por servir de depósito para o lixo hospitalar que não é recolhido há meses (foto).

Estamos com atendimentos que não necessitam de procedimentos mais complexos, mas infelizmente curativos, vacinas e suturas não estão sendo realizados porque não há a coleta especial do lixo”, informa a médica da saúde da família, Isadora Parente, que atua na unidade.

Ela revelou também que faltam medicamentos básicos para hipertensos e diabéticos, solicitados constantemente. “A própria farmacêutica nos informou que existe, de fato, uma deficiência dos medicamentos no almoxarifado porque não têm sido fornecidos pela prefeitura”, disse.

Outro problema é a sobrecarga de trabalho quando uma das técnicas de enfermagem sai da equipe, já que a prefeitura não faz a reposição, além da dificuldade de transporte dos mesmos. “É complicado trabalhar com condições técnicas deficientes. É uma exposição total, tanto para os profissionais quanto para a população, que necessita de toda a assistência”, lamenta a médica.

N-07

No N-07 do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, o quadro não é muito diferente. No PSF da comunidade, a sala de vacinação não é climatizada, tem sinais de mofo no forro e cheira a urina de morcego.

Não bastasse isso, quem depende de atendimento nem sempre é bem sucedido. Segundo a agricultora Damiana Macedo, ela teve de pagar por uma ultrassonografia para sua filha grávida saber o sexo do bebê, porque no momento o serviço não é oferecido na unidade.

Ela diz ainda ser preciso contar com a sorte para que a doença não chegue antes de conseguir uma ficha de atendimento. “Saímos às quatro da manhã para pegar uma ficha aqui, mas já existe uma contagem certa para o mês. Se a gente adoecer e não tiver ficha, fica sem fazer nada”, afirma.

Saúde doente: Em Nova Descoberta, unidade sofre com falta de medicamentos e banheiro vira depósito de lixo hospitalar

  1. PROFESSORA PETROLINENSE disse:

    SABEMOS DESTES FATOS DESDE ALGUNS MESES.ESTIVEMOS VISITANDO OS POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PETROLINA NA ÚLTIMA CAMPANHA ELEITORAL DO SINDSEMPE E FICAMOS HORRORIZADOS COM A SITUAÇÃO DOS POSTOS. SÓ QUEM NÃO VIA (OU NÃO QUERIA DIZER QUE SABIAM) ERAM OS VEREADORES DA GESTÃO PASSADA E OS RESPONSÁVEIS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PREFEITO E SEC. DE SAÚDE).
    O POVO PRECISA APRENDER A RECLAMAR E LUTAR POR SEUS DIREITO!

  2. Tô de ôlho disse:

    A TODAS AS DAMIANAS MACEDO: APRENDAM QUE VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS.

  3. DAMIAO disse:

    KD O VERIADOR QUE O POVO DE LÁ COLOCOU NA CASA PLINIO AMORIM???!!!

  4. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    NÃO VOTO DE GRAÇA DE JEITO NENHUM.PAGO IMPOSTOS,VOTO PELO MELHOR PROJETO,TA AI PETROLINA PAGANDO UM ALTO PREÇO POR CAUSA DA MINORIA QUE VOTOU DE GRAÇA.NOVA DESCOBERTA FOI UM DESSES LOCAIS QUE TAMBÉM SE ILUDIRAM,COM TAPINHAS E BEIJINHOS.AGORA É A HORA DE COLETAREM O LIXO DE GRAÇA.
    VICHI,SOUBE QUE A IMAGEM QUE ESTÁ NO RIO PODE SE AFOGAR A QUALQUER MOMENTO,TENHO UMA IDEIA PORQUE NÃO FAZ UM LEILÃO,APOSTO QUE TEM QUEM ARREMATE,MAIS VOU LOGO DIZENDO EU TOU FORA DISSO.

  5. servidor disse:

    são todos os postos de petrolina que estão nessa situação!

  6. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    ELE É DO LADO DO HOMEM TEM QUE OBEDECER ORDENS,AGORA NÃO OBEDEÇA PRA VER DOER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários