Santa Maria da Boa Vista vive clima da 9ª Festa dos Vaqueiros

por Carlos Britto // 10 de maio de 2011 às 16:12

O município de Santa Maria da Boa Vista (PE), no sertão do São Francisco já vivencia o clima da 9ª Festa dos Vaqueiros, que acontece de sexta-feira (13) até domingo (15). Idealizador do evento juntamente com alguns companheiros, o vereador José Mendonça Filho, o ‘Mendoncinha’ (foto), não esconde a animação. As expectativas, segundo ele, é superar os mil vaqueiros que prestigiaram a festa no ano passado.

Além dos de Santa Maria, são esperados para o evento vaqueiros de várias partes da região e até de outros estados – como Piauí e Bahia. De acordo com Mendoncinha, os visitantes recebem toda a logística necessária durante a estada deles para a festa.

“Eles recebem alimentação, desde o dia que chegam até irem embora. Têm também alojamento e locais para deixarem seus animais”, informa o organizador. Um dos momentos mais marcantes é o desfile dos vaqueiros, que acontece às 15h do sábado saindo da Praça do Vaneirão e percorrendo as principais ruas de Santa Maria.

Em seguida, às 17h, acontece o ponto alto da festa: a missa campal, em frente à igreja matriz. Após a missa, a organização prestará homenagens a vários vaqueiros e suas comitivas como forma de estimulá-los a participar a cada ano.

Já no domingo, a atração fica por conta de uma corrida de prado, que este ano vai distribuir R$ 1,3 mil em prêmios para três categorias (Cavalo Pé Duro, Cavalo Mestiço e Cavalo de Raça). “Será um momento de recreação para os vaqueiros”, informa Mendocinha.

Mas a festa também reserva atrações musicais. Este ano os artistas que se apresentarão são Edu e Maraial, além de Paulinho Forró Pauleira (na sexta); Luizinho de Irauçuba e Gean Mota (sábado) e Garota Safada e Wesley Safadão (domingo). O local dos shows será na orla da cidade. A festa é realizada pela Associação de Vaqueiros de Santa Maria e conta com apoio da prefeitura municipal e do governo de Pernambuco. Segundo Mendoncinha, o evento já foi incluído no calendário turístico do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.