Santa Maria da Boa Vista realizará nesta quarta-feira Encontro de Mestres do Reisado

0

Tradição cultural das mais fortes em Santa Maria da Boa Vista (PE), o ‘Viva Reis’ – Encontro de Mestres acontecerá nesta quarta-feira (15), a partir das 9h, no Mercado Municipal da cidade. O objetivo é promover um intercâmbio entre mestres, coordenadores e brincantes da dança folclórica. O Sertão do São Francisco é o território dos Reisados de Pernambuco. São pelo menos 13 grupos que animam o ciclo natalino nas cidades de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

O evento faz uma homenagem à mestra Maria Jacinta, hoje com 95 anos, a qual conta que brinca Reis desde os 12. Maria Marina Sampaio, sua filha, diz que “Maria Jacinta é nossa estrela guia, a alegria e carinho com o Reis nos anima, reuniu a família pra festejar Santos Reis. Já passaram amigos, filhos, netos, bisnetos…hoje a borboleta do Reis é uma tataraneta dela“.

De acordo com Ana Lúcia de Souza, coordenadora do Reisado Inhanhum (Patrimônio Vivo de Pernambuco), a tradição de Reis foi passada dos mais velhos para os mais novos. “Esse é um momento de ouvir os que tem mais experiência, de valorizar suas lutas para manter viva essa cultura. É também um momento de trocar saberes e informações sobre políticas públicas”. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Movimento Viva Reis e Ponto de Cultura Coripós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome