Santa Maria da Boa Vista inicia ciclo de apresentações de Reisados

0
Foto: Ascom/divulgação

Mantendo viva a tradição dos Santos Reis, os grupos de Reisados de Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco deram início às apresentações que celebram a data alusiva à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

O primeiro a se apresentar foi o Reisado do Areal, na noite de ontem (5), na Capela de Água Preta. Nesta segunda-feira (6) é a vez do Reisado do Inhanhum, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. O espetáculo acontecerá às 19h, na comunidade quilombola de mesmo nome, na Capela de São Rafael. Ainda hoje também se apresenta o Reisado da Mestra Maria Jacinta, no mesmo horário, só que na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Centro da cidade. (vejam no link a programação completa).

No Sertão do São Francisco os reisados remontam ao período da colonização. “A forma de ensinar aos indígenas sobre a fé cristã foi através da dança e da música, elementos importantes na cultura dos indígenas. Depois recebe a influência dos batuques, palmas, bailados e coroação dos reis do congo, tradições do povo negro“, conta Alfredo Neto, pesquisador e articulador do movimento Viva Reis.

Para a Mestra Maria Jacinta de 95 anos, que participa dos festejos desde os 12, “brincar reis é uma tradição sagrada, faço com muito gosto, já ensinei muita gente nas escolas. Quando chamam, estamos lá pra manter essa chama viva“, exalta.

Atividades

Várias atividades serão realizadas no Ciclo de Reis 2020, a exemplo de celebrações, apresentações, cortejos, encontro de Mestres Reiseiros e intercâmbio entre os grupos e comunidades no sentido de fortalecer cada vez mais essa manifestação cultural. “Nosso território é polo dos Reisados de Pernambuco, são cinco grupos tradicionais atuantes, dois em memória, três grupos mirins e um juvenil. Um dos nossos reisados foi reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado. Temos a mestra Maria Jacinta, com 95 anos transmitindo seus saberes“, afirma Alice Gericó, secretária de cultura do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome