Santa Maria da Boa Vista celebra nesta noite Natal das Tradições com apresentação de reisados

0
Foto: arquivo/divulgação

A exemplo do Carnaval e São João, as tradições do Ciclo Natalino em Pernambuco revivem saberes, memórias, tradições e práticas culturais de seus mestres, mestras e grupos de cultura popular. O período antecede o Natal e se estende até o dia 6 de janeiro, quando acontece a Queima da Lapinha. Este ano, pela primeira vez, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe promovem um importante programa de apoio e fomento às manifestações do período. Municípios das quatro macrorregiões de Pernambuco estão contemplados.

Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, é considerada a cidade dos Reisados no Estado, com sete grupos ativos, e realizará logo mais, a partir das 19h, sua programação.

Para Alice Gericó, secretária-executiva de Cultura, “essa ação do governo do Estado é fruto de uma articulação que nossos grupos de reisado fizeram no sentido de propor a secretaria de Cultura do Estado um olhar pros grupos desse ciclo cultural. Nossa cidade é um dos polos de reisado do Estado. Temos um Reisado reconhecido como Patrimônio Vivo, e Dona Jacinta com 95 anos, uma das mestras mais antiga em atividade“.

Programação

A programação desta segunda-feira acontecerá na Praça Xisto Graciliano, em frente ao Mercado Público Municipal, com os seguintes grupos:

– Reisado da Inhanhum (Patrimônio Vivo de Pernambuco);

– Reisado de Maria Jacinta;

– Reisado do Saruê;

– Reisado de Lagoa Comprida;

– Reisado do Curral Novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

sete + 14 =