Santa Maria da Boa Vista: Adutora do Garças entra em operação após quase 20 anos inativa

2
Foto: Ascom PSMBV/divulgação

Após quase 20 anos sem funcionar, a Adutora do Garças – localizada em Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco – voltou a entrar em operação no dia de ontem (9). O sistema vai levar água do Rio Garças aos agricultores do município, beneficiando mais de 400 famílias. A previsão é de que ainda nesta semana a adutora seja inaugurada, fortalecendo a geração de emprego e renda aos boavistanos. Com investimento de mais de R$ 1 milhão, a obra foi construída com recursos próprios.

“Estou muito feliz com essa conquista. Hoje ligamos a energia elétrica para as bombas funcionar. Esse motores trabalhando nos mostra que nosso sonho se tornou realidade e avivando a esperança do nosso povo. Parabéns ao prefeito Humberto Mendes e o secretário de Agricultura por essa obra. Agradeço a todos que acreditaram na concretização desse sonho”, disse o secretário de Infraestrutura, Sidnei Carvalho, pelas redes sociais. A ativação do sistema foi acompanhada por diversos agricultores da região.

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse aí é o retrato fiel do que vai acontecer com a transposição. Quando o Governo Federal deixar de pagar a conta de energia elétrica, vai ser abandonada e virar um elefante branco. Eu até acho que o Governo Federal deveria manter pelo menos os pagamentos das Estações Elevatórias, isto é, dos canais de condução e a operação e manutenção custeados pelos usuários, mas isso em algum momento vai ser impossível. Um outro atenuante, é que a conta de energia é alta, principalmente pelas grandes distância e desníveis, tornando impossível um Produtor que está a 400 Km, competir com os produtores que estão próximos ao Rio São Francisco, isto é, nos Projetos de Irrigação. O consumo de energia nos projetos de irrigação é bem menor do que quem está a 400 km ou mais. Infelizmente a Transposição foi iniciada sem nenhum estudo de pré-viabilidade econômica, sem estudo de viabilidade, sem estudo ambiental,mas o PT podia tudo, atropelava todo e qualquer órgão de controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome