Safra de umbu começa no norte baiano e fruto já é encontrado em todas as feiras

1

Umbuzeiro - frutosA safra do umbu começou no norte da Bahia e o fruto já é encontrado em todas as feiras. Na cidade de Juazeiro, por exemplo, é possível encontrar o fruto por preços populares. Até ambulantes vendem. O quilo do umbu está sendo vendido por R$ 2.

Com o início da safra centenas de famílias que trabalham com a colheita e processamento do umbu ganham uma renda extra. No município de Uauá, onde o fruto é encontrado em maior quantidade, a produção de derivados do fruto é vendida para outros estados do País, fazendo com que as delícias derivadas do umbu sejam apreciadas por outros paladares.

Nas cooperativas o umbu se transforma em doce, geleia, compota e até vinagre. Isso sem falar na famosa umbuzada, que é bem conhecida na região. A safra deve se estender até o final do mês de fevereiro, fazendo a alegria dos produtores e consumidores da região.

O umbuzeiro

O umbuzeiro é uma planta nativa da caatinga, totalmente adaptada às condições de clima e solo do semiárido, que produz um fruto muito competitivo no mercado, a custo baixo. Segundo a Embrapa, a espécie é exclusivamente do semiárido do nordeste brasileiro, que só produz em regiões que chovem até 800 milímetros, ao ano, e não responde produtivamente com irrigação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome