Leitor lamenta despejo de esgoto em rede de água pluvial e pede fiscalização da Prefeitura de Juazeiro

1

esgoto despejado no rio são franciscoEm e-mail enviado a este Blog, o leitor Jonas Dias lamenta que esgotos de Juazeiro (BA) ainda sejam despejados sem o tratamento adequado no Rio São Francisco. Ele ressalta que muitas pessoas, de forma criminosa e irresponsável, vêm jogando água de esgoto das suas residências e empresas na rede pluvial, ao invés de fazerem a ligação para a rede de esgoto, o que causa um fedentina insuportável na cidade. O leitor ainda questiona a prefeitura e outros órgãos quanto à fiscalização e punição dos responsáveis por poluir o Velho Chico.

Acompanhe o desabafo completo:

É sabido que toda cidade que respeite o meio ambiente e os seus cidadãos possui uma rede coletora que recebe os esgotos das residências (rede de esgoto) e os transporta até a estação de tratamento, onde passa pelo processo de despoluição (ou quase isso), para depois serem jogados de volta à natureza (no caso de Juazeiro, no Rio São Francisco).

Existe também outra rede (principalmente na área central da cidade) exclusivamente para receber águas da chuva (rede pluvial), que no nosso caso dá diretamente no rio por não ser poluente. Até aí tudo muito normal.

O que ocorre é que durante anos muitas pessoas, de forma criminosa e irresponsável, vêm jogando água de esgoto das suas residências e empresas na rede pluvial (de água da chuva), ao invés de fazerem a ligação para a rede de esgoto, como deve ser. O resultado dessa atitude lastimável é o aumento da poluição do nosso Velho Chico, ameaçando assim as gerações futuras e também causando uma grande fedentina pela cidade, principalmente, na área dos viadutos da banca, o que gera enorme desconforto para nós juazeirenses, que além de respirarmos esse ar tão poluído, temos que dar explicações e tolerarmos piadas dos visitantes a respeito.

Tudo isso é um tapa na nossa autoestima, que associado aos outros problemas da nossa “querida Juazeiro”, nos causa muita tristeza e constrangimento perante muita gente, e até dentro de nós mesmos que amamos essa cidade.

Alô Prefeitura, Alô Prefeito Isaac! Assim como vocês reabriram a rede Pluvial daquela área do Centro, entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, resolvendo assim aqueles históricos alagamentos em períodos de chuva naquela área, agora pedimos a atenção e a sensibilidade do Poder Público Municipal, através do SAAE e demais órgãos competentes, para que se resolva esse grave problema que afeta o meio ambiente, saúde, saneamento, turismo e o bem-estar das pessoas.

É preciso fiscalizar, localizar essas ligações irregulares e corrigir a situação, jogando todo o esgoto da cidade na rede de esgoto, deixando a rede pluvial somente para água da chuva. Além disso, é preciso manter uma fiscalização permanente para evitar novos atos como este, e que se vierem a acontecer, que seja logo punido quem insistir nesse delito, com multa e outras sanções.

Só assim teremos uma Juazeiro cada dia mais bela, em harmonia com a natureza e com um povo com a sua autoestima renovada.

Jonas Dias/Leitor

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome