Projeto de Integração do São Francisco é um dos destaques em audiência promovida pela Alepe

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2014 às 18:00

debate sobre rio são francisco - alepeA revitalização do Rio São Francisco foi tema de discussão nesta quinta-feira (18), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. O debate foi solicitado pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT) e apontou, entre outros entendimentos, para a necessidade de proteção e preservação ambiental do Velho Chico, que com o Projeto de Integração São Francisco (Pisf), beneficiará 12 milhões de pessoas que sofrem com a seca em quatro Estados do Nordeste.

Odacy disse que o  Plano Nacional de Saneamento Básico e a interrupção da poluição começando nas nascentes, bem como a diminuição do uso de agrotóxicos em regiões irrigadas pelo rio, são ações importantes de proteção para a promoção de revitalização do Velho Chico.

O chefe do escritório de representação da Codevasf no Recife, Marcelo Teixeira, e Elijalma Augusto Beserra, gerente de revitalização de bacias do rio São Francisco, também participaram do debate.

Elijalma listou as intervenções de destaque nesse processo de participação da Codevasf na proteção ao Velho Chico e destacou ações para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), agricultura familiar, combate a processos erosivos, tratamento de resíduos sólidos,  implantação de sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento  d’água, construção de barragens e aguadas de controle, perfuração e  instalação de poços e instalação de cisternas.

Outro ponto destacado por Elijalma é a parceria com a Compesa na implantação do esgotamento sanitário e das Unidades de Conservação Serra da Canoa, do Parque Estadual Serra do Areal e do Refúgio Silvestre Riacho Pontal para preservação do bioma Caatinga, no sertão pernambucano.

Representando o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Gleidson Castro, afirmou que o Rio São Francisco é fundamental para o  desenvolvimento do Nordeste. O vereador José Batista da Gama representou a Câmara de Vereadores de Petrolina. (fonte: Ascom Codevasf/foto divulgação)

Projeto de Integração do São Francisco é um dos destaques em audiência promovida pela Alepe

  1. Simplício disse:

    Tudo bem, mas incluir a agricultura familiar como forma de proteção do rio é uma idéia totalmente fora do cenário. A agricultura familiar é a menos tecnificada e por muito que cresça jamais terá significação econômica para a região. Os efeitos sociais seriam tímidos e o desenvolvimento será negativo. O governo jamais terá condição de suportar o custo financeiro na manutenção de um sistema deste tipo, cuja tônica requerida seria a do atraso na reanimação do famoso clientelismo eleitoral. Lamento por ver intervenção deste tipo, cujo objetivo é forçar a validação de um sistema ineficaz como política desenvolvimentista .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários