Retirada das baronesas do Rio São Francisco será realizada nesta segunda-feira

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2014 às 15:30

baronesas 4Equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, da Secretaria de Infraestrutura e do Ibama vão iniciar nesta segunda-feira (8), a partir das 8h, a retirada das baronesas que invadiram um trecho considerável do Rio São Francisco.

O objetivo é amenizar os impactos causados pela presença da espécie aquática, que indica o grau de poluição das águas do Velho Chico. Para a operação serão utilizadas duas embarcações e duas retroescavadeiras (sendo uma hidráulica). Uma média de 15 pessoas farão o serviço.

O material recolhido do rio será encaminhado depois para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). A proliferação das chamadas ‘baronesas’ – que servem como uma espécie de filtro-  vem chamando a atenção das populações ribeirinhas há algum tempo. Além de significar a presença de poluição, a reprodução da espécie também interfere no roteiro das embarcações que cruzam o rio diariamente, seja com passageiros, seja para a atividade da pesca. As informações são da assessoria da AMMA.

Retirada das baronesas do Rio São Francisco será realizada nesta segunda-feira

  1. MARCIO RAMOS disse:

    isso é perda de tempo e desperdício de dinheiro publico. essas pessoas sabem muito bem que essas baronesas estão ali porque o rio estar poluído, e não elas que estão poluindo o rio. se realmente quisessem resolver o problema buscaria politicas para poluir rio, tirando esgotos que são despejados diretamente no rio, tratando as águas nos projetos de irrigação que são drenadas para o rio carregadas de agrotóxicos. “as baronesas são uma consequência e não uma causa.”

  2. Pedro Lino disse:

    O problema nunca foram as baronesas. Elas só são prova do crime que Petrolina comete todo dia contra o rio.
    Em plena orla Petrolina despeja centenas de litros de esgoto.

  3. petrolinense disse:

    Estava na hora, até que em fim vamos ter uma paisagem de antigamente. está de parabéns a organização.

  4. andrei disse:

    Culpa dos esgotos que esses prédios deposita no rio todo dia, sem nenhum método preventivo de despoluir antes de despejar. O LUGAR das baronesas é onde tem POLUIÇÃO, portanto que deixem aí, agora quando haver despoluição já é outra história.

  5. marcos galdino disse:

    Não adianta, só tem efeito estético. As baronesas retiram os contaminantes da água, elas se alimentam de matéria de esgotos, a retirada delas, aumentará o grau de poluição daquele local. O que tem de ser feito é parar de jogar esgoto no rio. Cabe aí uma ação do Ministério Público contra a Compesa. Vai ser trabalho perdido.

  6. Pedro disse:

    kkkkkkkkkkk… é brincadeira né!
    A Compesa é a pior empresa de tratamento de água e esgoto do Brasil.

    Veja se Juazeiro tem isso?! rs

  7. vicente silva disse:

    cadê o julio t? nunca assume ou faz nada. aliado do PT e do Temer e não consegue fazer nada de bom pra Petrolina

  8. GILVAN disse:

    mais uma gambiarra. nosso RIO merece um tratamento melhor.merece mais respeito das autoridades e educação dos moradores que moram próximo de suas margens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários