Representantes do Fórum Permanente do Rio São Francisco discutem elaboração de documento final fruto de audiência

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2014 às 19:00

reunião fórum permanenteRepresentantes do Fórum Permanente do Rio São Francisco reuniram-se nesta quarta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Petrolina para elaborar o documento final, fruto do resultado da audiência pública realizada no último dia 14 de novembro na Casa.

Na ocasião o coordenador da Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, sugeriu que fosse solicitada ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) uma audiência pública com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara para debater em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, a construção de barragens em Orocó (PE), na mesma região, e Curaçá (BA) no norte da Bahia. As obras, segundo ele, afetarão mais de 12 mil famílias.

Outra preocupação do Fórum é o surgimento crescente de condomínios às margens do Rio São Francisco, sem liberação das licenças ambientais.

Também Está previsto para o dia 27 de fevereiro o Encontro das Cidades, na Ilha do Fogo. Outro evento na agenda será realizado no dia 22 de março de 2015, para celebrar o Dia Mundial da Água, que será marcado por um ato cultural com artistas da região e uma missa campal às margens do Velho Chico, com a presença do frei Dom Luiz Cappio.

Da reunião de hoje do Fórum Permanente participaram – além de Pedro Caldas – representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro (BA); do Cerest/Petrolina; da Facape; do IPA/Governo de Pernambuco; da Compesa; e do vereador José Batista da Gama. A próxima reunião ficou para o final de janeiro, na qual o documento final deverá ser concluído.

Santa Maria

A Cubape marcou presença na noite de terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista, onde Pedro Caldas fez uma explanação dos resultados da audiência pública em Petrolina. Como já havia feito em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) e Salgueiro (Sertão Central), ele entregou ao presidente da Casa, vereador Joaquim Júnior, a cópia do relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários