Representantes da Prefeitura de Petrolina detalham protocolo para retorno de aulas na rede municipal

por Carlos Britto // 14 de julho de 2021 às 20:20

Foto: Ascom PMP/divulgação

Com o retorno gradual das aulas presenciais para o próximo dia 2 de agosto, a Prefeitura de Petrolina – através das Secretarias de Educação (SEDUCE) e de Saúde (SMS) – promoveu nesta quarta-feira (14) uma live voltada à comunidade escolar. O objetivo foi o de apresentar o protocolo que irá nortear a retomada das atividades educacionais no município. A transmissão ao vivo foi feita pelo canal do YouTube da prefeitura e teve acesso de mais de 5 mil pessoas, que puderam esclarecer suas dúvidas sobre as medidas a serem adotadas nas unidades de ensino para garantir a segurança dos estudantes.

A live teve como mediador o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, e contou com uma explanação do protocolo realizada pela secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, e pela secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro. O evento também contou com as participações da procuradora do Ministério Público da comarca de Petrolina, Rosane Cavalcanti, da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Magda Oliveira, e do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Pinheiro.

Estou muito seguro e confiante que vamos avançar e fazer uma educação de qualidade que a gente tanto sonha, deseja e que Petrolina merece. Esse é um momento muito importante para o município, que construímos a várias mãos e com o apoio de vários setores. Petrolina é uma cidade que tem referência no combate ao Covid, além disso, hoje nosso cenário está mais tranquilo e nos dá algum controle, por isso a gente ensaia os primeiros passos para reiniciar as atividades educacionais“, explicou Plínio.

O protocolo sanitário foi desenvolvido através de discussões com o Sindsemp, Conselho Municipal de Educação, SMS e Ministério Público. A prefeitura também tem investido na imunização dos profissionais da Educação contra a Covid-19, registrando já uma porcentagem de 74,4% de servidores vacinados com a primeira dose. As unidades de ensino também receberam mais de R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos de segurança, além de estarem sendo feitos reparos e reformas para preparar o ambiente para a volta dos estudantes.

Indicadores

Magnilde Albuquerque ressaltou, durante a live, que o decréscimo de indicadores relacionados à Covid-19 trouxe uma expectativa de maior controle da doença, com decisões que determinaram a flexibilização das medidas de isolamento em Petrolina. “Isso está diretamente ligado a vacinação, que a cada dia vem aumentando no nosso município. Por isso estamos realizando essa live no intuito de tranquilizar a comunidade escolar e esclarecer todas as dúvidas“, contou.

Opcional

O retorno às salas de aula será opcional para os alunos, cabendo aos pais ou responsáveis legais, em comum acordo com a escola, a opção pela permanência do estudante em atividades não presenciais. Para a retomada das aulas presenciais, será realizado um rodízio semanal com no mínimo 50% dos alunos de modo presencial – ou seja, cada grupo assistirá às aulas por uma semana nas unidades escolares, enquanto outra parte será assistida através do ensino remoto. A partir do dia 2 de agosto retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral; no dia 9 será a vez das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano; já no dia 16, os alunos do 4º, 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA); no dia 23, as turmas do 1º, 2º e 3º ano; em 30 de agosto os estudantes de 4 e 5 anos da Educação Infantil; e no dia 6 de setembro as crianças de 0 a 3 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *