Representante do HU-Univasf reforça importância do isolamento social para combater avanço do novo coronavírus

4
Foto: reprodução

Para ajudar os leitores a compreender o grave momento na saúde mundial provocado pelo novo coronavírus (Covid-19), o Blog foi atrás de um especialista, Dr.Ronald Mendes. Atual superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), em Petrolina, ele explicou o porquê do isolamento social ser tão importante para barrar o avanço da pandemia.

Confiram:

Blog do Carlos Britto – Dr. Ronald, gostaria de uma opinião sua quanto a importância de se manter o isolamento social nesse grave momento de contágio do Corona Vírus?

Dr.Ronald – Devemos seguir, estritamente, a determinação da Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, ou seja, sair de casa somente se for extremamente necessário, com retorno rápido e seguindo todas as recomendações de precaução, como evitar aglomeração. Os estudos mostram que o distanciamento das pessoas contribui para a redução da transmissibilidade e, assim, poderemos evitar um bom número de pessoas infectadas, ou, no mínimo, retardar o processo de contágio. Consequentemente, teremos menos casos graves em curto espaço de tempo, possibilitando que haja leitos disponíveis para que pessoas recebam o tratamento adequado e possam se recuperar; caso contrário, há um risco muito maior de óbitos.

Blog do Carlos Britto – E como vocês do HU estariam preparados em caso de uma evolução em massa?

Dr.Ronald – É importante frisar que essa é uma situação inédita. Diante disso, a nossa primeira atitude foi promover o treinamento em massa de nossos profissionais, realizando, inclusive, simulação de situações de atendimento. Com o total apoio de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da gestão da Univasf, estamos empregando de maneira responsável e planejada todos os recursos possíveis: financeiros, técnicos, estruturais e de pessoal.  Nesse enfrentamento, contamos ainda com a importante parceria da Prefeitura de Petrolina que, por meio da Secretaria de Saúde, contratou profissionais para atuarem junto à nossa equipe nesse processo, possibilitando a abertura de oito leitos de UTI dedicados exclusivamente aos pacientes da Covid-19.  Além disso, previmos e nos organizamos juntos, hospital e Secretaria Municipal de Saúde, para montarmos estrutura auxiliar destinada aos pacientes que necessitem de tratamento intermediário. Por fim, eu quero deixar a mensagem de que um fator indispensável para o sucesso desse enfrentamento é a responsabilidade dos cidadãos, mantendo-se em seus lares e evitando, com isso, o crescimento rápido e volumoso do contágio, o que causaria uma extrapolação da capacidade de atendimento.

4 COMENTÁRIOS

  1. Se todo mundo usar a máscara de pano a transmissão que poderia acontecer cairia mais ainda,pois a pessoa que usa máscara que é assintomático não passa o vírus ou diminui e muito o risco. Pesquisem, há muitos especialista que falam.

  2. Eu particulamente, estou borrifando várias superfícies com hipoclorito (água santiária) em água, deixo um pano úmido com mistura de água sanitária na porta de casa, também lavo minha calçada todos os dias com água, sabão e mistura de água sanitária, até um poste que tem aqui eu jogo água com água sanitária, se todo mundo fizer um pouquinho vamos deter o avanço do vírus.

  3. O isolamento social se faz urgentemente necessário, mas em Petrolina, não esta acontecendo, muita gente nos três pólos da caixa econômica,nos bairros movimento normal nas ruas, pessoas de pouco esclarecimento não esta preocupando com vírus algum e sim com comida na mesa. Temo tudo isso pois até o final de abril o quadro de infectados vai mudar

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome