Representante da AMMA se defende das críticas de Dr.Pérsio e garante que Petrolina terá projeto de arborização

7

Gledson secretário da AMA_640x480O secretário da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Gledson Castro (foto), recebeu com naturalidade as declarações feitas pelo vereador da bancada governista, Dr.Pérsio Antunes (PMDB), referentes à situação na qual se encontram as árvores em Petrolina. E prometeu que em um mês, no máximo, a prefeitura deve apresentar um projeto de arborização para a cidade, com metas a serem cumpridas.

Segundo Gledson, as críticas de Dr.Pérsio “são construtivas”, mas ele justifica que a cidade precisa de “um novo conceito de arborização”, que passa por uma “educação ambiental” por parte da população.

Citando um exemplo do que defende, o representante da AMMA lembra uma lei estadual pela qual determina que pelo menos 50% das espécies plantadas devem ser nativas. No entanto, Petrolina tem 90% de espécies exóticas.

Gledson informa que é justamente uma parte dessas exóticas que está morrendo em vários pontos da cidade, e não as espécies nativas. Mesmo admitindo que a cidade seja muito grande para regar todas as árvores, ele justifica que o problema nem sempre está relacionado à falta d’água. “Uma árvore morre também de doença ou pela depredação de vândalos”, diz.

Maria Auxiliadora

Ainda sobre o projeto de arborização, Gledson garantiu que a prefeitura não só vai plantar, como acompanhará devidamente o crescimento das espécies, e ressaltou o papel da comunidade nesse contexto. “Cada cidadão também tem a obrigação de plantar uma árvore, o que irá contribuir para mudarmos essa fama de cidade mal arborizada e trazermos uma melhor qualidade de vida”, pondera. Ele comentou também que haverá investimentos na Praça Maria Auxiliadora, uma das mais tradicionais de Petrolina, que este ano completa 60 anos de existência.

Recentemente a praça foi alvo de polêmica, depois que o prefeito Júlio Lóssio autorizou uma ‘transformação’ no local, que ficou parecido com um cenário de catinga. À época ele argumentou que a intenção era despertar nos petrolinenses um “sentimento de pertencimento” pelo equipamento público, que segundo o prefeito, estava entregue ao descaso. Ele prometeu, então, que retornaria ao cenário original da Praça Maria Auxiliadora, o que ainda não aconteceu.

7 COMENTÁRIOS

  1. Não vamos querer tapar o sol com uma peneira, as plantas que estão morrendo não são somente as exóticas, mas sim todas pela falta de água. Temos aqui no vale do São Francisco a Univasf com o segmento agrícola, porque não fazer as praças de Petrolina uma grande escola para práticas, a prefeitura com a parte que lhe cabe e a escola com a manutenção, podas, adubação, controle de pragas. Não sejamos bons, sejamos os melhores. Sejamos o exemplo para todo o país. Temos água, o que não temos é boa vontade. E que esse projeto de arborização não seja mais um calhamaço de papel esquecido, e pelo amor de Deus, não joguem o dinheiro público fora como foi feito com o belo projeto da Pça Maria Auxiliadora, nós precisamos de verde e não de aridez. A população tem não somente que exigir, mais também colaborar, não depredando o que está feito, cuidando da árvore da sua calçada, plantando as árvores corretas. Vamos esperar que o sonho de arborização se concretize para que tenhamos uma Petrolina mais fria, mais acolhedora.

  2. Que tal platarmos: Caraibeira (Tabebuia Caraiba), Oiti (Licania Tomentosa) e Nim. A ornamentação ficaria muito bonita nos canteiros centrais e nas praças da nossa Cidade (Petrolina).
    Gostaria de dizer que é só uma sugestão.
    Não adianta só plantar, alguém tem que cuidar.
    Cuidar do meio ambiente é cuidar de você.

    Abraços,

    Luiz Domingos de Carvalho
    Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca – Petrolina

  3. segundo o proprio blog as praças de cabrobo estao verdes e bem cuidadas …sera que la so tem umbuzeiro e xique-xique? pelo amor de deus o que falta é cuidados e aguas com s plantas

  4. Na minha opinião realmente a cidade de Petrolina esta precisando mesmo de arborização, mas com o secretário que esta no comando tenho confiança no seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome