Rede estadual da Bahia inicia renovação da matrícula para ano letivo de 2018

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2017 às 19:31

Rede Estadual de Ensino da Bahia. (Foto: GOVBA/Divulgação)

A renovação da matrícula para o ano letivo de 2018, dos estudantes que estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia, teve início nesta segunda-feira (6) em todo o Estado. O processo, que segue até o dia 30, é realizado pela internet, por meio do Portal da Educação, ou diretamente na unidade escolar onde o aluno está concluindo o ano letivo de 2017.

Para a renovação, o estudante deverá recolher a carta de renovação na secretaria da escola onde estuda, sinalizar a intenção ou não de permanecer na unidade escolar onde está matriculado e devolver o documento para a escola. No caso de menores de 16 anos, é necessário que os pais ou responsáveis sinalizem a permanência ou não do aluno na escola e assinem o documento para a devolução. A outra opção é o estudante ou responsáveis (no caso de menos de 16 anos) utilizar o código disponível na carta para acessar o sistema e renovar a matrícula pela internet. O estudante que não renovar a sua matrícula não terá a vaga garantida na mesma unidade escolar e no mesmo turno para o ano seguinte.

Educação Especial

Pela primeira vez, a Secretaria da Educação vai realizar pré-matrícula para o público-alvo da Educação Especial, ou seja, estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado, que não concluíram o ano letivo 2017 nas escolas estaduais e desejem ingressar ou regressar à rede estadual de ensino no ano letivo o ano que vem. Esta pré-matrícula, agendada para os dias 13 e 14/11, acontece apenas pela internet, através do Portal da Educação.

Para a pré-matrícula, todos os campos de cadastro devem ser preenchidos, informando o tipo de deficiência que o estudante possui. O estudante inscrito na pré-matrícula da Educação Especial terá a sua matrícula efetivada somente após a entrega da documentação (original do histórico escolar, original e cópia da carteira de identidade ou certidão de registro civil e original e cópia, com data recente, do comprovante de residência) na unidade escolar que for indicada no cadastro pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), nos dias 25, 26 e 29 de janeiro de 2018. (foto/arquivo divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários