PT deve lançar Lula como candidato à Presidência no primeiro semestre de 2017

por Carlos Britto // 24 de dezembro de 2016 às 15:20

lula em petrolinaO PT pretende lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República para as eleições 2018 ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril. A estratégia tem dois objetivos: o primeiro é aproveitar politicamente a baixa popularidade do Governo Michel Temer. O segundo é reforçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos penais, quatro deles provenientes da Operação Lava Jato e seus desdobramentos.

A informação foi confirmada reservadamente por integrantes da direção petista e também do Instituto Lula. O PT defende formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Parte dos líderes petistas defende que Lula seja lançado candidato logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017.

A pré-candidatura de Lula reforçaria o discurso do PT, que acusa a Lava Jato de querer criminalizar as ações de seu líder máximo e do partido. Segundo os defensores da ideia, ao se colocar publicamente como candidato, o ex-presidente poderá se blindar parcialmente da força-tarefa em Curitiba.

Conforme esse raciocínio, com a pré-candidatura na rua seria mais fácil difundir a tese de que está em curso uma tentativa de interditar judicialmente a possibilidade de Lula disputar um terceiro mandato no Planalto. O bom desempenho do petista nas pesquisas de opinião reforça a estratégia.

“A necessidade de condenar Lula cresce na medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018. Ao que parece a população começa a fazer a comparação entre os projetos“, disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho.

Outro grupo defende que a candidatura seja lançada durante o 6º Congresso Nacional do PT, marcado para abril, mas que pode ser adiado para maio. (fonte: UOL/foto arquivo Blog)

PT deve lançar Lula como candidato à Presidência no primeiro semestre de 2017

  1. Patricio Emerson disse:

    Tentativa desesperada para se salvar. Sem a menor chance de sucesso. O PT está contribuindo, ele mesmo, para se afundar no buraco.

  2. Maria do Socorro - a legítima disse:

    Pode lançar. Quando ele for preso, acabou-se. Adeus PT. Os idiotas nem levam em consideração a Lei da Ficha Suja. Tudo pra enganar os bestas de novo.

  3. Lula de volta!!! disse:

    E vai ganhar outra vez!!! Eu e muita gente vota de novo no cara que mudou esse país!!! Ladrao por ladrao, é melhor Lula outra vez!!!

  4. ETROLINA;. E disse:

    José Francisco; até lá; muitas cabeças vão rolar; acredito que uma delas.é a de LULA;só os aproveitadores esperam LULA presidente novamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. O Marquinhos, lateral esquerdo, jogaria hoje em muitos times da série A do futebol brasileiro.