A concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, honraria máxima da Câmara de Vereadores de Petrolina, aprovada ontem (3) pelo Poder Legislativo Municipal para ser entregue ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda dá o que falar.
Por meio de nota, a direção do Partido dos Trabalhadores no município repudiou a decisão da maioria dos vereadores. Confiram a nota:
A direção municipal do Partido dos Trabalhadores em Petrolina manifesta seu veemente repúdio à decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal de Vereadores que, neste dia 3 de abril, concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao indivíduo investigado pelo Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro. Na semana em que se marca o 61º aniversário do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura militar responsável por sequestros, torturas e assassinatos de brasileiras e brasileiros, a Câmara Municipal de Petrolina toma uma decisão que macula sua própria imagem e a memória daqueles que lutaram contra o regime autoritário.
É inaceitável que uma figura repugnante, recentemente tornada réu pelo STF por tentativa de golpe de Estado, receba qualquer honraria da comunidade petrolinense. Tal ato desconsidera os princípios democráticos e afronta a justiça.
Não podemos esquecer as inúmeras vidas perdidas em nossa cidade durante a pandemia de Covid-19, em decorrência do negacionismo propagado pelo então presidente. Os votos favoráveis à concessão dessa honraria a Bolsonaro representam um escárnio para com essas vítimas, seus familiares e amigos, demonstrando insensibilidade diante da dor coletiva. Compreendemos que, diante da iminente responsabilização judicial do ex-presidente, medidas desesperadas para manter uma falsa imagem de um conservadorismo de extrema-direita possam ser adotadas por seus aliados. Contudo, tais manobras não apagarão os fatos e as graves acusações que pesam sobre ele.
Reiteramos nosso repúdio à decisão da maioria da Câmara de Vereadores e, ao mesmo tempo, saudamos a postura do vereador Gilmar Santos e de todos aqueles que se mantêm firmes na defesa da democracia, da paz, da justiça social e de um futuro mais promissor para o povo brasileiro. Reafirmamos que, assim como não haverá anistia para os golpistas, o povo brasileiro e petrolinense também não perdoará aqueles que atentam contra a democracia e os direitos conquistados com tanta luta.
Sem anistia para os golpistas! Bolsonaro na cadeia!
Partido dos Trabalhadores, Petrolina.
03 de abril de 2025.
CPP
O Conselho Popular de Petrolina (CPP) também se mostrou indignado pela decisão dos vereadores da Casa Plínio Amorim. Em nota, a entidade justifica que a Medalha Dom Malan não poderia ser concedida a uma pessoa “que promove a polarização, o ódio e a violência” no país.
Confiram:
O Conselho Popular de Petrolina vem a público se manifestar veementemente contra a concessão da honraria Dom Malan a Jair Messias Bolsonaro, em razão de suas ações e representações que ferem os princípios do Estado de Direito Democrático.
Nós defendemos a democracia, a justiça social e os direitos humanos, e repudiamos qualquer forma de fascismo, autoritarismo e discriminação. A concessão dessa honraria a Bolsonaro seria um insulto à memória de Dom Malan e aos valores que ele representou.
Bolsonaro é um líder que tem promovido a polarização, o ódio e a violência, e que tem atacado sistematicamente as instituições democráticas e os direitos fundamentais dos cidadãos. Sua postura é incompatível com os valores de respeito, tolerância e inclusão que devem guiar uma sociedade democrática.
Nós exigimos que a honraria Dom Malan seja concedida a pessoas que realmente defendam e promovam os valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. E nós nos comprometemos a continuar lutando em defesa do Estado de Direito Democrático e contra o fascismo e a discriminação em todas as suas formas.
CPP
Bem merecido! Parabéns presidente!!!
Eles deveriam repudiar os Ratos,Gabirus que tem dentro do partido deles.
Bolsonarismo e vômito tem o mesmo valor.
SEM ANISTIA!!!!
Esta “honraria” acabou de ficar desprestigiada. Imagine receber a mesma “medalha” que esse indivíduo, é o mesmo que ser ofendido.
blá-blá-blá…
Precisamos da a hora comedor de capim absoluto aos eleitrouxas do Lula ladrão
Bando de políticos sem objetivos, que por não ter o que fazer, inventam horarias ao ex presidente que nesse momento está atolado em denúncias.
A matéria retrata a indignação de um partido e uma entidade da cidade com a concessão de uma honraria a pessoa determinada. No caso específico, faltou declinar quem é o vereador autor da proposta e quais vereadores votaram a favor e contra. É importante para aquilatar/avaliar se os vereadores efetivamente representam o povo que os fizeram seus representantes.
Sem anistia. Não é possível que aquela zona aprontada fique impune. Mas as penas não deveria ser desproporcional.
O Brasil sendo saqueado por essa quadrilha que e o PT, e ficam com ciúmes da medalha que o ex-presidente recebeu, a bando de improquita.