Projeto educativo que viabiliza oportunidade de emprego para socioeducandos forma 15ª turma em Petrolina

0
Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE) está viabilizando oportunidades de reinserção social por meio do ensino profissionalizante para jovens internos de Petrolina. Nesta quarta-feira (4), 15 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) receberam certificados por participação na formação inicial e continuada como auxiliar técnico em agropecuária.

Essa é a 15ª turma do curso, que, desde 2013, atendeu a 150 adolescentes no município. Desenvolvida para atender especialmente os socioeducandos, a qualificação acontece três vezes por semana, tendo um total de 160 horas. As aulas foram ministradas no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Para a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Alencar, a parceria tem colaborado para que a cidade tenha a menor taxa de reincidência no regime de internação no Estado, isso porque os adolescentes do projeto conseguem reais oportunidades de emprego. “Temos meninos que, hoje, gerenciam padarias, por exemplo, que passaram em dois vestibulares, que ficam em Petrolina ou voltam para seus municípios de forma diferenciada”, conta.

Metodologia

De acordo com a instituição, os alunos recebem conteúdos programáticos que abrangem temas como manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos, aves e trabalhos em hortas orgânicas. Com a formação obtida, eles podem atuar nas áreas de agricultura, zootecnia e agroindústria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome