Projeto musical promove lives solidárias em prol de artistas do Vale; neste sábado tem Dom Pilé

0
Foto: divulgação

Pop, Rock, Rumba, Ijexá. Esses e muitos outros gêneros farão parte da live intitulada “Canções que geram amor”, do músico Dom Pilé, neste sábado (18), às 19h30, no Canal youtube/sincroniafilmes. A iniciativa da Produtora Sincronia Filmes, através do Projeto Vale Apresentar, é ajudar a classe artística local, que teve seus shows cancelados devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e divulgar os shows dos artistas durante o período de isolamento social.

Natural de Petrolina, Pilé é filho de dona Albertina, enfermeira que dedicou 40 anos de sua vida a ajudar as pessoas. É o único dos três filhos que não seguiu os passos da mãe. Acredita que sua arte também é curativa, acalenta os corações e a mente das pessoas através de sua música.

Vivo em meio à arte desde meus nove anos de idade.  Eu estudava na terceira série quando fui escalado pra fazer um trabalho de teatrinho na escola. De lá pra cá nunca parei. O teatro fez parte da minha história por 21 anos, depois assumi a música profissionalmente“, relembra o artista.

São 16 anos cantando nos bares e restaurantes de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Pilé explica que a música para ele é apenas uma porta de entrada para o aprendizado de outros segmentos artísticos. “Fiz uma turnê nacional em 2011 com o Teatro de Tábuas, da cidade de Campinas (SP)”.

O artista foi premiado em 2014 no Festival Nacional Edésio Santos da Canção, em Juazeiro, como o Melhor Intérprete, defendendo a canção ‘Hipérbole’ (de Marcelo Sol Posto). Em 2019, recebeu do Júri Técnico o prêmio de Melhor Cantor da região, evento promovido pelo Portal Zap. Em menos de uma semana foi convidado a subir ao palco e dividir a canção ‘Caravana’, com o Mestre Geraldo Azevedo, em seu show realizado logo após a final do Festival Edésio Santos.

De acordo com o idealizador, Alexandre Justino, esse projeto foi a forma que a produtora, juntamente com os amigos dos artistas do Vale do São Francisco, teve de ajudar e divulgar os trabalhos por meio da internet. Ele convoca toda população para participar. “As lives acontecem nas noites dos sábados. Disponibilizamos um número para o público realizar doações de alimentos e estamos abertos para quem quiser contribuir e colocar sua marca“, explica o produtor.

O projeto

A população mundial está sofrendo com a pandemia da Covid-19. Neste momento a intenção é falar dos músicos locais, falar daqueles que nem mesmo têm um canal no Youtube para divulgar sua arte. São esses artistas que faziam a diversão dos sanfranciscanos nos barzinhos das duas cidades. Eles vêm sofrendo os efeitos dessa pandemia, que reflete até mesmo nas suas necessidades vitais. Daí nasceu o Projeto ‘Vale Apresentar’, cuja iniciativa é promover lives com os artistas locais para fazer uma campanha de reconhecimento e arrecadar alimentos e fundos a essa classe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome