Projeto do pagamento de precatórios gera mal estar entre a presidente Maria Elena e os vereadores Alvorlande e Osinaldo

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2011 às 08:03

Sobraram insinuações entre a presidente da Casa Plínio Amorim, vereadora Maria Elena (PSB), e seus colegas Alvorlande Cruz(PTC) e Osinaldo Souza (PP), na sessão de ontem (10) por conta do projeto nº 081/2010, de autoria do Executivo Municipal, que prevê a criação e funcionamento de uma Câmara de Conciliação para pagamento de precatórios (dívidas judiciais) da prefeitura junto a várias empresas locais.

Osinaldo, que é relator da Comissão de Finanças, não gostou de ver o projeto retirado de pauta pela presidente Maria Elena, já que que tinha apresentado ainda ontem um substitutivo pelo qual resolveria o problema de todas as empresas credoras da prefeitura. Apenas uma, a CM Machado, cuja dívida passa dos R$ 30 milhões, ficaria limitada a receber 10% desse valor, através de precatórios. O vereador alegou não ter recebido ainda as informações da empresa sobre os serviços que prestou ao município.

Presidente da Comissão de Finanças, Alvorlande – que referendou o substitutivo de Osinaldo – chegou a discutir com a presidente durante a sessão devido à retirada do projeto. Logo em seguida, decidiu deixar o plenário da Casa. Osinaldo fez o mesmo. A revolta dos dois vereadores também foi motivada por uma medida tomada por Maria Elena, que decidiu criar uma comissão especial e destituir a de Finanças. Para Alvorlande e Osinaldo, a decisão foi arbitrária e inédita, porque são as comissões permanentes as responsáveis por fiscalizar a gestão da presidente da Casa.

Osinaldo chegou a atribuir de “estranha” a atitude de Maria Elena, mas preferiu evitar comentários de que estaria cedendo a lobbies da CM Machado ou da prefeitura. Alvorlande reforçou dizendo que ela não é “dona do poder”, deixando subtendido que pode ser destituída da presidência.

Já a presidente da Casa rebateu as críticas. Em tom de desabafo, Maria Elena afirmou que se houve manobras, foi por parte dos dois vereadores. Ela conta que um dia antes da votação, Osinaldo deu-lhe a palavra de que daria seu parecer ao projeto, independente de Alvorlande. Mas se disse surpreendida ao tomar conhecimento, pelo diretor de controle interno da Câmara, Afonso Ferreira, de que Osinaldo o tinha procurado à noite e informado de que não daria seu parecer.

Maria Elena acusou os vereadores de não cumprirem o prazo regimental, o qual já tinha sido cobrado por ela. Ontem, a vereadora perdeu de vez a paciência, depois de, em menos de uma hora, ver o projeto receber dois pareceres (um positivo e outro contrário), uma emenda e um substitutivo. “Eu disse: estão brincando”, alfinetou.

A vereadora disse ainda que os vereadores, antes de tomarem suas decisões, sempre tentam “um plano A, B ou C”. A presidente aproveitou para negar que teve qualquer contato antes da sessão com o secretário de Governo, Kleber Araújo, embora tenha ratificado que ele está no seu papel de articulador, e garantiu que a decisão de criar a comissão especial tem respaldo no artigo 46, inciso 4º e 5º do Regimento Interno da Casa. “Defenderei sempre o diálogo, mas tomei a decisão para mostrar comando”, concluiu.

Projeto do pagamento de precatórios gera mal estar entre a presidente Maria Elena e os vereadores Alvorlande e Osinaldo

  1. Moraes de Carvalho disse:

    Do começo ao fim, sempre foi assim.

    As brigas entre os vereadores são sempre motivadas por razões pró-executivo ou por motivos próprios “eleitoreiros”. O povo não pode mais sustentar mandatos de parlamentares ineficientes.

    Diante de tanta balbúrdia, como poderá a Casa Plínio Amorim contribuir para o engrandecimento de seus representados, que é a população?

    A presidente da mesa, mostra-se inexperiente em administrar conflitos internos, revelando sua total falta de controle no processo de presidir à mesa, mas aceito que com um pouco de bom censo, à Câmara de Vereadores de Petrolina poderá retomar o processo democrático, debatendo os principais assuntos de interesse geral dos munícipes, quem sabe em 2012.

    Oposição e situação misturam-se.

    E como podemos saber e acreditar de fato no que dizem os vereadores de Petrolina, quando seus conflitos evoluem-se cada vez mais e transparece diante de toda a imprensa?

    Onde está a verdade?

    Para onde foi parar os debates na Câmara de Vereadores, sobre a FALTA DE ÁGUA em muitos bairros de Petrolina?

    Quem se importa verdadeiramente com isso?
    E a fiscalização das AMEs e das Creches?

    Petrolina é uma cidade de uma grande exclusão social. Custo de vida elevadíssimo, trânsito caótico, educação esquecida, infraestrutura miúda.

    E quem paga a conta de tudo isso? O povo.

    Deus tenha Piedade de Nós.

    Viva à Democracia do Brasil

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC PE

  2. Julio Cesar disse:

    Esse ai é como aquela ‘estoria” : o certo é que ‘o cachorro mordeu a mulher” . Mas ele diz , afirma e reafirma é que ‘a mulher foi quem mordeu o cachorro ” e assim vai vendendo gato por lebre . E ainda acha quem lhe dê credito? será que acha mesmo? vai se enganando Alvorlande, vai . Esse Mesa contemporanizou demais. Quero ver, agora se vai manter a palavra e sustentar o Comisão Especial até o fim.

  3. Day disse:

    Acredito Júlio Cesar que a palavra vai ser mantida sim,a vereadora Maria Elena é uma mulher de coragem, guerreira e acima de tudo ela tem compromisso com Petrolina, respeita os votos que a elegeu.
    Com certeza não voltará atrás diante de um assunto tão sério.
    Petrolina precisa de políticos assim, o mandato da vereadora é do povo e povo gosta de ver trabalho compromisso, seriedade etc…chega de fazer discursos bonitos, para enganar o povo, vamos fazer trabalhos bonitos para conquista-los.

  4. DÁCIO QUIRINO disse:

    Graças à DEUS que este pleito está chegando ao fim, e aí sim, teremos a oportunidade de votar em quem realmente possa retrIbuir os votos que lhe foram confiados, que em 2012 Petrolina possa respirar o ar da felicidade, prosperidade e compromisso com o seu desenvolvimento.
    Petrolina é GRANDE, e não devemos pensar pequeno.

    1. Kassinha disse:

      Discordo de você Dárcio,esse pleito tá sendo um dos melhores
      Tem muitos vereadores sérios e comprometidos com o povo. Precisamos fazer uma seleção, para que 2012 tenhamos uma câmara ainda melhor.

  5. soricetti disse:

    Essa foi boa Lulio Cesar. Ah! se o povo soubesse o que tem por traz dessa capa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários